Foto: Matheus Britto/PJG

MEC entrega ônibus escolares para municípios pernambucanos e anuncia novas creches para Jaboatão

O ministro da Educação, Mendonça Filho, realizou, nesta quinta-feira (1º), no Centro Cultural Miguel Arraes, em Jaboatão dos Guararapes, a entrega de 83 novos ônibus escolares para municípios pernambucanos. A iniciativa faz parte do programa Caminho da Escola, do Governo Federal, que visa renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes. Durante a ocasião, o ministro atendeu a um pedido feito pelo prefeito Anderson Ferreira e solicitou ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na ocasião representado pelo diretor José Fernando Uchôa, que acelerasse o processo de repactuação para construção de 15 creches no Jaboatão dos Guararapes, um investimento de cerca de R$ 30 milhões.

O prefeito Anderson Ferreira agradeceu a atenção do ministro para com os municípios pernambucanos e enalteceu o empenho do Ministério da Educação (MEC) em transformar a educação do Brasil. “Esse é um dia bastante especial não só para Jaboatão dos Guararapes, mas para todas as cidades do nosso estado, as quais represento nesta importante solenidade. A chegada desses ônibus com certeza irá facilitar a vida dos nossos estudantes, além de dar mais tranquilidade a pais e familiares, principalmente em um estado com a dimensão territorial de Pernambuco”, disse o gestor, ao lembrar que com o aporte dos três veículos que foram entregues ao município, Jaboatão passa a contar com uma frota composta por 23 ônibus.

“Aproveito a presença do ministro Mendonça Filho para solicitar agilidade no processo de repactuação para construção de 15 novas creches em nossa cidade. O nosso governo, em apenas cinco meses de gestão, duplicou o número de creches no município, uma decisão que demonstra nossa preocupação com as famílias, e, que tenho certeza, que, também, uma preocupação do ministro”, acrescentou Anderson Ferreira, ao parabenizar a equipe do MEC “pela acertada decisão de visitar as cidades afetadas pelas fortes chuvas das últimas semanas, a fim de avaliar a situação de cada unidade e empreender o esforço necessário para solucionar possíveis problemas”.

Após ouvir a solicitação do prefeito Anderson Ferreira, o ministro solicitou ao FNDE a aceleração na análise dos documentos para que, em até 60 dias, fosse feita a liberação da repactuação para construção das creches. Mendonça Filho lembrou ainda da importância do transporte escolar como ferramenta para garantir o acesso à educação de crianças, jovens e adolescentes.

“Sabemos que a grande maioria das prefeituras não possui verba suficiente para adquirir novos veículos. E por encarar a educação com a seriedade que é preciso, o governo do presidente Michel Temer está investindo na compra de novos ônibus e autorizou, ainda, o reajuste de 20% no valor destinado à alimentação dos nossos estudantes. E tenha certeza, Anderson, que o governo do presidente Michel Temer vai empreender esforços para garantir que essas creches sejam construídas, pois acreditamos que juntos venceremos a batalha por uma educação de melhor qualidade”, assinalou.