Foto: Matheus Britto/PJG

MEC entrega ônibus escolares para municípios pernambucanos e anuncia novas creches para Jaboatão

O ministro da Educação, Mendonça Filho, realizou, nesta quinta-feira (1º), no Centro Cultural Miguel Arraes, em Jaboatão dos Guararapes, a entrega de 83 novos ônibus escolares para municípios pernambucanos. A iniciativa faz parte do programa Caminho da Escola, do Governo Federal, que visa renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes. Durante a ocasião, o ministro atendeu a um pedido feito pelo prefeito Anderson Ferreira e solicitou ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na ocasião representado pelo diretor José Fernando Uchôa, que acelerasse o processo de repactuação para construção de 15 creches no Jaboatão dos Guararapes, um investimento de cerca de R$ 30 milhões.

O prefeito Anderson Ferreira agradeceu a atenção do ministro para com os municípios pernambucanos e enalteceu o empenho do Ministério da Educação (MEC) em transformar a educação do Brasil. “Esse é um dia bastante especial não só para Jaboatão dos Guararapes, mas para todas as cidades do nosso estado, as quais represento nesta importante solenidade. A chegada desses ônibus com certeza irá facilitar a vida dos nossos estudantes, além de dar mais tranquilidade a pais e familiares, principalmente em um estado com a dimensão territorial de Pernambuco”, disse o gestor, ao lembrar que com o aporte dos três veículos que foram entregues ao município, Jaboatão passa a contar com uma frota composta por 23 ônibus.

“Aproveito a presença do ministro Mendonça Filho para solicitar agilidade no processo de repactuação para construção de 15 novas creches em nossa cidade. O nosso governo, em apenas cinco meses de gestão, duplicou o número de creches no município, uma decisão que demonstra nossa preocupação com as famílias, e, que tenho certeza, que, também, uma preocupação do ministro”, acrescentou Anderson Ferreira, ao parabenizar a equipe do MEC “pela acertada decisão de visitar as cidades afetadas pelas fortes chuvas das últimas semanas, a fim de avaliar a situação de cada unidade e empreender o esforço necessário para solucionar possíveis problemas”.

Após ouvir a solicitação do prefeito Anderson Ferreira, o ministro solicitou ao FNDE a aceleração na análise dos documentos para que, em até 60 dias, fosse feita a liberação da repactuação para construção das creches. Mendonça Filho lembrou ainda da importância do transporte escolar como ferramenta para garantir o acesso à educação de crianças, jovens e adolescentes.

“Sabemos que a grande maioria das prefeituras não possui verba suficiente para adquirir novos veículos. E por encarar a educação com a seriedade que é preciso, o governo do presidente Michel Temer está investindo na compra de novos ônibus e autorizou, ainda, o reajuste de 20% no valor destinado à alimentação dos nossos estudantes. E tenha certeza, Anderson, que o governo do presidente Michel Temer vai empreender esforços para garantir que essas creches sejam construídas, pois acreditamos que juntos venceremos a batalha por uma educação de melhor qualidade”, assinalou.

Veja também

Rede municipal de ensino do Jaboatão espera 69 mil alunos na volta às aulas

Os alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes voltaram às aulas nesta …