Foto: PJG/Divulgação

Médicos e enfermeiros participam de capacitação sobre doenças negligenciadas em Jaboatão

Desde a última terça-feira (13), médicos e enfermeiros da Atenção Básica do Jaboatão dos Guararapes participam de capacitação sobre o manejo clínico da tuberculose e hanseníase, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado. A tuberculose e a hanseníase fazem parte do grupo das chamadas doenças negligenciadas, enfermidades radicais endêmicas que afetam, especialmente, as populações mais pobres da África, Ásia e América Latina, e são responsáveis pela morte de cerca de um milhão de pessoas por ano. Em Jaboatão, foram detectados, no passado, 316 casos novos de tuberculose e 145 de hanseníase – 42 pessoas faleceram em decorrência das doenças.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos. Entre os principais sintomas, estão tosse por mais de três semanas, febre vespertina, falta de apetite e perda de peso. A tuberculose tem cura e, o usuário que apresentar algum desses sintomas, deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência, para que seja realizada a investigação clínica e a solicitação de exames para confirmação ou descarte da doença e início do tratamento.

Também causada por bactéria, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa que se manifesta por meio de sinais e sintomas dermatoneurológicos, tais como lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés, que podem provocar incapacidades físicas e evoluir para deformidades, além de acarretar a diminuição da capacidade de trabalho, limitação da vida social e problemas psicológicos. A hanseníase tem cura, principalmente quando diagnosticada precocemente e mais rápido for iniciado o tratamento.

A capacitação ocorre no auditório do prédio-sede da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Prazeres, e segue até esta sexta-feira (16).