Foto: PJG/Divulgação

Médicos e enfermeiros participam de capacitação sobre doenças negligenciadas em Jaboatão

Desde a última terça-feira (13), médicos e enfermeiros da Atenção Básica do Jaboatão dos Guararapes participam de capacitação sobre o manejo clínico da tuberculose e hanseníase, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado. A tuberculose e a hanseníase fazem parte do grupo das chamadas doenças negligenciadas, enfermidades radicais endêmicas que afetam, especialmente, as populações mais pobres da África, Ásia e América Latina, e são responsáveis pela morte de cerca de um milhão de pessoas por ano. Em Jaboatão, foram detectados, no passado, 316 casos novos de tuberculose e 145 de hanseníase – 42 pessoas faleceram em decorrência das doenças.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos. Entre os principais sintomas, estão tosse por mais de três semanas, febre vespertina, falta de apetite e perda de peso. A tuberculose tem cura e, o usuário que apresentar algum desses sintomas, deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência, para que seja realizada a investigação clínica e a solicitação de exames para confirmação ou descarte da doença e início do tratamento.

Também causada por bactéria, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa que se manifesta por meio de sinais e sintomas dermatoneurológicos, tais como lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés, que podem provocar incapacidades físicas e evoluir para deformidades, além de acarretar a diminuição da capacidade de trabalho, limitação da vida social e problemas psicológicos. A hanseníase tem cura, principalmente quando diagnosticada precocemente e mais rápido for iniciado o tratamento.

A capacitação ocorre no auditório do prédio-sede da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Prazeres, e segue até esta sexta-feira (16).

Veja também

Estudantes da rede municipal do Jaboatão recebem presentes do Papai Noel dos Correios

Alunos da Escola Municipal Maria Augusta Dutra, localizada no bairro de Barra de Jangada, no …