Foto: Matheus Britto/PJG.

Motoristas do Sistema Municipal de Transporte Complementar do Jaboatão recebem capacitação sobre trânsito humanizado

Até o final do ano, os cerca de 700 motoristas e cobradores do Sistema Municipal de Transporte (STM) do Jaboatão dos Guararapes devem passar por um processo de capacitação que visa promover a humanização e segurança no trânsito. De acordo com a gerente da Secretaria Executiva de Mobilidade e Acessibilidade, Rosaly de Almeida, as aulas serão dividas em cinco módulos, ministrados de segunda a sexta-feira, para turmas formadas por 35 condutores. “A ideia é sensibilizar os nossos motoristas, colocando em pauta erros cometidos cotidianamente que colocam em risco a vida e segurança de ciclistas e pedestre”, explicou, durante aula realizada nesta terça-feira (30).

O curso possui carga horária total de 25 horas e é visto como uma ferramenta de ensino que, de forma lúdica, aborda os principais problemas enfrentados por ciclistas e pedestres no dia a dia no trânsito. Entre as disciplinas trabalhadas em sala de aula, estão temas como acessibilidade para cadeirantes, como economizar combustível e leis do Código Brasileiro de Trânsito (CBT). “A via foi feita para todos. Eles [os motoristas] precisam sentir na pele o que a população vivencia quando algum tipo de imprudência é cometida”, acrescentou Rosaly.

Além das aulas teóricas, uma estrutura com bicicletas estáticas foi montada na Rua Ulisses Montarroyos, em Piedade, na qual, em esquema de revezamento, os motoristas assumem o posto de ciclistas, enquanto os veículos, que transitam a 60km/h, passam a cerca de 50 centímetros de distância, para que os condutores possam “sentir na pele” como é dividir o espaço com os micro-ônibus. “Durante todo o tempo em que trabalho nesse meio, nunca vi uma gestão se preocupar tanto com mobilidade e conscientização como no mandato do atual prefeito”, avaliou a permissionária do STM, Maria da Conceição dos Santos.