Foto: Chico Bezerra/PJG

Multidão participa do encerramento da 360ª Festa da Pitomba em Jaboatão dos Guararapes

Uma grande procissão marcou, nesta segunda-feira (24), o encerramento do ciclo de atividades religiosas da 360ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Cerca de 100 mil fiéis acompanharam o cortejo, que saiu do santuário, localizado no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, percorreu a Estrada da Batalha, e retornou à igreja, onde foi celebrada a Bênção do Santíssimo, pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Ao longo de nove dias, o público que compareceu à Festa da Pitomba, como é popularmente conhecida, pôde contar, ainda, com diversas atrações artísticas e culturais, além de uma série de serviços oferecidos pela prefeitura, tudo organizado de forma a garantir a diversão e a segurança da população.

Após ter acompanhado toda a procissão, ao lado dos devotos, dom Fernando Saburido elogiou a prefeitura pela organização da festa, que figura entre as três mais importantes do calendário católico de Pernambuco. “A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, por acontecer no período pascoal, carrega consigo um significado bastante especial, de alegria, fé e perdão. É preciso reforçar, também, que a importância dessa festa para nós, católicos, foi compreendida pela atual gestão, que trabalhou para que o evento fosse realizado com a grandeza que merece”, disse o arcebispo.

O prefeito Anderson Ferreira acompanhou os nove dias da 360ª Festa da Pitomba e prestigiou, na tarde desta segunda-feira, o ato religioso, quando reforçou o empenho da atual gestão em realizar um grande para os jaboatanenses. “Proporcionamos à população uma festa com alto nível de organização e segurança. Mais de 1.500 homens da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal garantiram a tranquilidade de quem veio ao Monte dos Guararapes celebrar sua fé e se divertir com as mais de 50 atrações que s apresentaram nos palcos artístico e cultural. Este ano, resgatamos a cultura do município e a participação das famílias”, disse Anderson.  “Jaboatão está de parabéns por esta edição, que, com certeza, entrou para a história da Festa da Pitomba”, acrescentou o prefeito.

Pároco da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, dom André externou contentamento ao afirmar, categoricamente, “que o evento deste ano superou, e muito, as edições passadas”, e que a intenção da comunidade católica “é de trabalhar para melhorar a cada ano”. “A Prefeitura do Jaboatão do Guararapes se mostrou uma grande parceira e que muito nos tem ajudado. O apoio da atual gestão foi fundamental para garantir o sucesso e a tranquilidade de nossa festa. Agradecemos ao prefeito Anderson Ferreira e a todas as secretarias envolvidas na organização do evento”, assinalou o religioso.

Durante nove dias, grandes representantes da música e da cultura pernambucana se revezaram nos dois polos montados para a Festa da Pitomba, entre eles, Petrúcio Amorim, Maestro Spok, André Rio, Irah Caldeira, Troia, Banda Torpedo, Capim com Mel, Karynna Spinelli e Sheldon Ferrer. Milhares de pessoas assistiram aos shows e se divertiram nos três parques de diversão montados no Monte dos Guararapes. Além disso, a prefeitura disponibilizou uma série de serviços nas áreas da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Turismo. Houve, ainda, reforço na segurança, com dois veículos equipados com câmeras de videomonitoramento, o que garantiu ainda mais a tranquilidade de quem foi à Festa da Pitomba.

Veja também

Projeto Educação Inclusiva ganha prêmio nacional

Lançado no último mês de agosto pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, o Projeto Educação …

Deixe uma resposta