Programa Jaboatão Aprendiz garante oportunidade do primeiro emprego a jovens do município

Na manhã desta quinta-feira (13), jovens com idades entre 14 e 24 anos incompletos lotaram a Agência do Trabalhador do Jaboatão dos Guararapes. A movimentação é resultado de um mutirão organizado pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, através do Programa Jaboatão Aprendiz. Na ocasião, 10 empresas da iniciativa privada ofertaram vagas para jovens que interessados em ingressar no mercado de trabalho.

Na primeira etapa do programa, a prefeitura garantiu vagas para  20 jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, estimulando que demais órgãos governamentais se sensibilizem e participem ativamente na formação de jovens. De acordo com o secretário-executivo do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Jaboatão, Daniel Pessoa, 200 jovens foram selecionados para o processo seletivo com representantes de empresas de diversos segmentos instaladas no município.

“Esse programa foi criado com o objetivo de estimular o cumprimento da Lei da Aprendizagem. Nesse cenário, nossa gestão tem trabalhado para que as empresas nem cheguem a ser autuadas e que procurem sempre preencher as cotas do Jaboatão Aprendiz. Hoje, esperávamos um total de 200 pessoas, mas a notícia se espalhou e há uma previsão de que 600 jovens passem por aqui. A prefeitura entende que essa ação faz parte do nosso compromisso com a população, então todos serão atendidos”, garantiu o gestor público.

O estudante Felipe Inaldo, de 22 anos, mostrou-se empolgado com a seleção. “Se eu conseguir uma vaga, vai me ajudar financeiramente, mas acho que o mais importante é adquirir conhecimento e contribuir com a economia do meu município. Eu estudei em escolas e faço universidade em uma instituição pública. Vejo essa oportunidade como uma forma de mostrar que todo meu processo de aprendizagem tem valido à pena”, contou.

Interessados em participar da próxima etapa, que acontecerá entre fevereiro e março de 2019, devem acessar o site www.trabalho.jaboatao.gov.br, para conhecimento dos critérios exigidos, documentação e orientações necessárias para a inscrição.