Oitenta e um catadores digitais concluem curso de capacitação oferecido em Jaboatão

Os 81 catadores profissionais da primeira turma do projeto Catador Digital receberam os certificados de conclusão do curso, nesta sexta-feira (18), durante cerimônia realizada no Centro Cultural Miguel Arraes de Alencar, no município do Jaboatão dos Guararapes. O curso foi fruto da parceria entre a Prefeitura do Jaboatão e a Seja Digital, com o objetivo de preparar mão de obra e garantir uma nova alternativa de renda para os trabalhadores. Os catadores profissionais cadastrados no programa Coleta Seletiva aprenderam a consertar televisores de tubo que estão sendo descartados depois da mudança do sinal analógico para o digital e. também, a fazer arte com os aparelhos e peças. A entrega dos certificados ocorreu simultaneamente e m 15 capitais brasileiras, mas Jaboatão está sendo considerada a cidade referência.

O curso durou três semanas e foi organizado pela Secretaria Executiva de Assistência Social do Jaboatão. Além de garantir a capacitação dos profissionais, outros foram preparados para repassar o aprendizado durante a continuidade do projeto. Outro objetivo do Catador Digital é conscientizar a população a não jogar os aparelhos eletrônicos em locais impróprios e, assim, evitar um tipo de poluição muito perigosa para a saúde.

Rita de Cássia da Silva, catadora há três anos, não escondia a emoção de participar do projeto. “Minha curiosidade era descobrir como encontrar a peça com defeito no meio de tantas outras. E aprendi. Mas também descobri que sou capaz de produzir arte com as coisas que as pessoas veem como lixo e poluem o meio ambiente com metais tão perigosos. Há três anos cato lixo e é a primeira vez que a prefeitura faz um trabalho tão importante como esse. Estou muito orgulhosa e agradecida por participar”, disse Rita, ao receber o certificado.

Secretária-executiva de Assistência Social do Jaboatão, Carla Lapa destacou que nada mais justo que oferecer a essas pessoas uma nova oportunidade. “O projeto Catador Digital continuará capacitando esses profissionais e ainda terá uma loja onde eles poderão comercializar as TVs recondicionadas e as artes que produzirão”, contou. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Joselito Nunes, ressaltou que a mudança que o prefeito Anderson Ferreira se comprometeu em fazer no município já começou e esse projeto é exemplo disso. “É um trabalho de inclusão social, de geração de renda e cuidado com o meio ambiente”, acrescentou o secretário.

Representando a empresa Seja Digital, a gerente regional Neilza Buarque destacou a parceria com a Prefeitura do Jaboatão para que o município seja considerado referência do Catador Digital. “O prefeito Anderson Ferreira é um visionário, assim como toda a sua equipe. Jaboatão deslanchou e isso aqui é a semente para fazer este projeto crescer. É um projeto de inclusão cidadã, com profissionais selecionados no próprio município, que agora têm formação e estão habilitados a buscar novas formas de renda. É um legado que esta parceria está deixando”, afirmou a executiva.