Operação da Vigilância Sanitária apreende 27 kg de pescado vencido

A seção de preparo e comercialização de sushi do supermercado Pão de Açúcar, localizado no bairro de Piedade, teve as atividades suspensas, na manhã desta quinta-feira (22), pela Vigilância Sanitária do Jaboatão dos Guararapes. Durante a “Operação Pescado”, foram detectadas irregularidades no manuseio dos alimentos. Além disso, não havia responsável técnico no local.

A ação, que fiscalizou ainda outros cinco estabelecimentos apenas nesta quinta-feira, teve início às vésperas da Páscoa, em virtude do aumento no consumo de peixes nesta época do ano. A operação acontece em conjunto com o Ministério Público, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), o Procon Jaboatão, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e a Delegacia do Consumidor. Ao todo, somente no primeiro dia, foram apreendidos 27 kg de pescado vencido.

De acordo com Adeílza Ferraz, gerente da Vigilância Sanitária do Jaboatão dos Guararapes, a operação visa fiscalizar as boa práticas na comercialização de peixes e pescados, com foco nas condições sanitárias do local e no acondicionamento ideal dos itens comercializados. Até a sexta-feira da Semana Santa, a ação pretende inutilizar produtos comercializados ilegalmente, interditar lojas que estiverem expondo o consumidor a riscos graves e aplicar multas àqueles que descumprirem a lei. Ao total, cerca de 80 estabelecimentos do município serão fiscalizados.

Gerente de Fiscalização do Procon Jaboatão, Erik Gondim ressaltou que o maior objetivo é garantir a saúde e segurança dos moradores do município. “Não é intenção da nossa gestão fechar nenhum comércio local. Há uma semana, foi realizada uma capacitação com vendedores de diversos segmentos comerciais do município com o propósito de instruí-los sobre medidas de prevenção, riscos à saúde dos consumidores e cuidados na manipulação de alimentos tradicionalmente consumidos durante o período pascal. É importante que os estabelecimentos se adequem às exigências legais, visando ao bem-estar do cidadão jaboatonense”, pontuou Erik.

A população também pode contribuir com a Vigilância Sanitária na fiscalização de produtos irregulares. O número para denúncias é o (81) 3378-0502.