Foto: PJG/Divulgação

Outubro Rosa: Jaboatão oferece exames gratuitos de mamografia e alerta para importância do diagnóstico precoce

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta terça-feira (3), na Unidade Básica de Saúde do bairro de Marcos Freire, a abertura oficial do Outubro Rosa, campanha de prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população feminina a respeito da importância do diagnóstico precoce e da prevenção, com o intuito de promover a saúde e qualidade de vida das mulheres. A ação é realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Executiva da Mulher.

De acordo com a secretária-executiva da Mulher do Jaboatão dos Guararapes, Juliana Paranhos, é preciso aproveitar o momento para reforçar a importância dos meios de prevenção e do diagnóstico precoce para que o tratamento possa ser iniciado o quanto antes, e, assim, aumentar as chances de cura.

“A nossa gestão tem um compromisso muito sério com as áreas da Saúde e de Desenvolvimento Social, tidas pelo prefeito Anderson Ferreira, ao lado da Educação e Segurança, como pilares da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E em atenção à campanha, montamos um cronograma contínuo de mamografias e ações de conscientização que irá visitar diversos bairros do município levando atendimento médico e informação às mulheres do Jaboatão”, disse a gestora.

Serão realizados diversos eventos ao longo do mês de outubro a fim de fortalecer o trabalho de conscientização e facilitar o acesso das mulheres a exames preventivos. “É fundamental que haja tal preocupação e que as mulheres possam ter acesso às ferramentas e ao conhecimento necessário para que possam cuidar de si, e, assim, evitar que sua saúde seja comprometida”, pontuou Alberto Lima, secretário municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes.