Pesquisa inédita do Procon Jaboatão aponta diferença de preço de até 702% em itens da cesta básica

O Procon Jaboatão dos Guararapes realizou, pela primeira vez no município, pesquisa de preço dos 27 itens que compõem a cesta básica e constatou variação de até 702,02% no valor de alguns produtos. Os fiscais do órgão de defesa do consumidor visitaram 12 estabelecimentos comerciais dos bairros de Barra de Jangada, Candeias, Cavaleiro, Jaboatão Centro e Piedade, e apontaram os menores preços entre os produtos de alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal. A pesquisa apontou, ainda, o valor médio da cesta básica no município, de R$ 126,55.

Os produtos de limpeza doméstica e higiene pessoal foram os que mais apresentaram variação de preços. O pacote com cinco unidades de sabão em barra apresentou 702,02% de variação entre os estabelecimentos pesquisados. Além do sabão em barra, os produtos que mais apresentação variação de preço foram: sabão em pó (311,93%), absorvente íntimo (247,71%), pacote de papel higiênico (244,14%), fubá (179,66%) e farinha de mandioca torrada (179,59%).

De acordo com o superintendente do Procon Jaboatão, José Rangel, a partir do próximo mês, o órgão irá realizar o comparativo da variação do valor médio da cesta mensal e por produto, além de outras pesquisas de preços, como de cestas de Natal e material escolar.

“O Procon Jaboatão está ampliando todas as ações em benefício do consumidor. Com a contratação da equipe de fiscais e assessores jurídicos, ampliamos o horário de atendimento do órgão, as operações de fiscalização, os julgamentos de processos, as ações educativas, e, agora estamos iniciando as pesquisas de preço”, avaliou Rangel.