Foto: Matheus Britto/PJG

Prefeito Anderson Ferreira recebe ministro Fernando Filho e acerta parcerias no setor de energia

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, recebeu, nesta sexta-feira (28), em seu gabinete, o ministro das Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, para tratar sobre parcerias no setor de energia. Durante a reunião, o gestor municipal disse ao ministro que, com o objetivo de melhorar os serviços à população, decidiu reativar a Empresa Municipal de Iluminação (Emlume), desativada há mais de dez anos. Após o encontro, foi agendada uma nova reunião, para a segunda quinzena do próximo mês de agosto, no Ministério das Minas e Energia, em Brasília, quando a parceria será definida.

Anderson Ferreira explicou a Bezerra Filho a importância da operacionalização da Emlume e lembrou que, a retomada da empresa, será preparado o Plano Diretor do Jaboatão, inclusive com a abertura de licitação e manutenção do sistema de iluminação municipal. “Um dos compromissos da nossa gestão é garantir que Jaboatão seja uma cidade bem iluminada, até por questão de segurança para a população. E há recursos para isso. Atualmente, o município arrecada mais de R$ 45 milhões por ano só com a iluminação pública. Com a retomada da Emlume, nossa meta é aumentar a arrecadação em 40%. Serão recursos importantes para investir na iluminação pública da nossa cidade”, detalhou o prefeito.

Outros projetos entraram na pauta da reunião, que poderão gerar mais parcerias, entre os quais, investir na energia fotovoltaica e na geração de energia a partir dos resíduos sólidos – são dois assuntos que serão levados ao Ministério das Minas e Energia, em agosto.

O ministro Fernando Filho, por sua vez, se prontificou a colaborar em tudo que for necessário para o desenvolvimento do município do Jaboatão. “Investir em iluminação pública não é somente embelezar a cidade; passa, também, pela questão da segurança da população. O Ministério das Minas e Energia está à disposição para atender às demandas e fazer as parcerias necessárias”, assegurou.