Foto: Matheus Britto/PJG

Prefeitura do Jaboatão renova acordo com TJPE para pagamento de precatórios

Jaboatão dos Guararapes é o primeiro município de Pernambuco a renovar o acordo firmado no ano passado com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para garantir o pagamento de todos os precatórios devidos. Com isso, será descontado o valor correspondente a 1% da Receita Corrente Líquida (RCL) em todos os repasses mensais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em 2017, foram pagos 90% dos precatórios, e a expectativa do prefeito Anderson Ferreira é que, ainda neste ano, sejam quitados todos os demais, para que Jaboatão possa sair do Regime Especial.

O acordo foi renovado nesta quarta-feira (24), na sede do TJPE, durante audiência do prefeito com o presidente do tribunal, o desembargador Leopoldo Raposo. A medida está prevista na Resolução Nº 392 do TJPE e visa garantir que a prefeitura fique adimplente e mantenha o direito de firmar convênios com outras instituições.

“Há um ano, procurei o presidente do Tribunal de Justiça para firmar um acordo inédito em Jaboatão, a fim de regularizar todos os precatórios. O objetivo continua o mesmo: reduzir as despesas e garantir mais investimentos, principalmente na área social. A diferença da nossa gestão é a quebra de paradigmas e esse acordo é mais um exemplo de mudança no trato dos recursos públicos”, disse Anderson Ferreira.

O desembargador Leopoldo Raposo ressaltou a importância do convênio para o sistema de controle financeiro do município. “O prefeito Anderson Ferreira está preocupado em manter os pagamentos das dívidas públicas e isso atende também às expectativas dos credores. Eles têm a garantia de que vão receber e a prefeitura tem condições de controlar as suas finanças”, declarou o presidente do TJPE.

Veja também

Rede municipal de ensino do Jaboatão espera 69 mil alunos na volta às aulas

Os alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes voltaram às aulas nesta …