Prefeitura do Jaboatão amplia rede de programas de fortalecimento social

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, lançou, nesta quinta-feira (1º), o Programa Integra, uma iniciativa pioneira no Brasil que visa o acompanhamento e atendimento aos dependentes químicos e seus familiares. Duas equipes da Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, formadas por profissionais psicossociais das áreas da Saúde e Educação, estarão em campo com o objetivo de identificar, prestar apoio e reduzir a vulnerabilidade dos usuários. O anúncio foi realizado durante a inauguração da Fazenda Esperança Padre Antônio Pereira Neto, no bairro da Muribequinha.

Além do Programa Integra, o prefeito divulgou outras duas novidades: o lançamento do Programa de Monitoramento dos Atendimentos a Usuários de Drogas (PMAUD), que receberá informações do Integra para realizar a coleta de dados de todas as pessoas cadastradas e o Programa Famílias Fortes (PFF), em parceria com a Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas do Ministério da Justiça, que tem como objetivo realizar um trabalho preventivo junto às famílias, a fim de evitar que algum ente se envolva com dependência química.

“A nossa gestão tem o compromisso de transformar a vida das pessoas e é nesse sentido que estamos criando programas pioneiros no País. O Integra chega para ajudar pessoas e famílias que sofrem com os problemas causados pela dependência química. Será feito todo o acompanhamento e identificação dos usuários, através do PMAUD, com profissionais capacitados. Estamos encampando esta luta e é por isso que também precisamos realizar ações preventivas para evitar que nossos jovens se envolvam com as drogas”, ressaltou Anderson Ferreira.

Desde o ano passado, a Prefeitura do Jaboatão vem intensificando as atividades de identificação, apoio e acolhimento de quem precisa de ajuda, tendo garantido, até o momento,  tratamento para 698 pacientes. Outro dado que chama a atenção é o número de abordagens que tiveram resultados importantes na recuperação dos usuários – 4.354, até o momento.

“No ano passado, formamos profissionais no curso de Atualização e Qualificação de Rede de Atuação Integral às Pessoas que Fazem Uso de Drogas. Todas essas iniciativas fazem parte do Plano Integrado de Políticas Sobre Drogas que estamos implantando em Jaboatão. Chamamos este programa de Jaboavida, pois queremos oferecer atendimento humanizado, envolvendo todos os segmentos do poder público e da sociedade nessa luta. Nosso trabalho não é só recuperar e ressocializar os usuários, mas assegurar que tenham boas condições de vida”, assinalou o prefeito.