Foto: Matheus Britto/PJG

Prefeitura do Jaboatão anuncia solução imediata para moradores do Habitacional Muribeca

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) notificou, nesta quinta-feira (16), moradores do Habitacional Muribeca sobre a demolição dos prédios e dos imóveis irregulares de seu entorno, dando prazo de 30 para a desocupação. Preocupado com a situação das famílias que ficarão sem suas casas, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou o acordo feito com a Caixa Econômica Federal para que sejam reservados apartamentos no novo Habitacional Fazenda Suassuna, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Já foram identificados 555 imóveis nessa condição, nas quatro quadras do Muribeca.

“Não poderíamos permitir que tantas famílias jaboatanenses ficassem sem um lar. Por isso, quando o presidente da Caixa Econômica, Gilberto Occhi, esteve no meu gabinete, terça-feira passada, conversei com ele para garantir a reserva dos apartamentos no Habitacional Fazenda Suassuna. Relatei que se trata de um problema social que precisa ser resolvido logo, o que o presidente prontamente compreendeu. Dessa forma, estamos assegurando que essas famílias não fiquem desamparadas e tenham novas residências, com melhores condições de moradia e de forma regular”, explicou o prefeito.

Na tarde desta quinta-feira, o gestor municipal recebeu, em seu gabinete, representantes do Conselho de Moradores de Muribeca, da Associação dos Moradores de Muribeca e do Movimento Somos Todos Muribeca, para dar a boa notícia. Ao final, todos elogiaram o anúncio.

“Gostaria de agradecer ao prefeito porque essa é a solução que vínhamos pedindo para os moradores”, comemorou a presidente do conselho, Maria José  de Souza. “Quero parabenizar essa gestão porque essa notícia mudou completamente o nosso cenário. Essa atitude merece agradecimento e reconhecimento”, acrescentou Luiz Cláudio Gomes de Melo, do Somos Todos Muribeca.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura fará o cadastro das famílias para apresentar a lista total das pessoas beneficiadas à Caixa Econômica. O Habitacional Fazenda Suassuna, para onde vão os moradores, está localizado em Jaboatão Centro e já está praticamente pronto, faltando apenas 4% para a sua conclusão. Ao todo, são 1.440 unidades habitacionais que serão comercializadas através do Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1.

HISTÓRICO – Os problemas do Habitacional Muribeca vêm desde a sua construção, na década de 1980. Em 2005, foi determinada a desocupação dos imóveis e, agora, veio a decisão da Justiça Federal de demolir todos os edifícios. Os mais de dois mil proprietários de apartamentos recebem auxílio-moradia da Caixa Econômica desde que tiveram de desocupá-los.

Veja também

Jaboatão inaugura nova Câmara de Conciliação em parceria com TJPE

A Câmara Privada de Conciliação, Mediação e Arbitragem (CPCMA) do Jaboatão dos Guararapes ganhou novas …