Prefeitura do Jaboatão disciplina comércio informal no entorno do Mercado de Cavaleiro

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, na manhã desta segunda-feira (12), em Cavaleiro, mais uma ação de reordenamento do comércio informal no município. Equipes da Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (Comab), auxiliadas por membros da Guarda Municipal e com o apoio de uma viatura da Polícia Militar, chegaram ao local às 5h e, além de realizar um mutirão de limpeza, informaram aos ambulantes que, a partir de hoje, passa a ser proibida a instalação de bancas e barracas nas calçadas da Rua Silvino Macedo e na Avenida Governador Agamenon Magalhães, no trecho localizado em frente ao mercado público do bairro. O objetivo da ação é fazer com que as vias públicas não voltem a ser ocupadas irregularmente, garantido, assim, livre fluxo de pedestres e veículos.

De acordo com o presidente da Comab, Amauri Cândido, a ação, de caráter permanente, transcorreu de forma pacífica e contou com o apoio de comerciantes e da população. Segundo ele, desde o início, as equipes da prefeitura conversaram com os ambulantes que atuavam no local, orientando-os a não reocupar o espaço.

“Optamos por chegar cedo para, em vez de retirar os comerciantes, fazer uso do diálogo e solicitar que não instalassem suas barracas e carroças em locais irregulares. Nosso intuito é de garantir a trafegabilidade do local, além de assegurar melhores condições de trabalho e segurança para trabalhadores e consumidores. Contamos com o apoio massivo da população desde o primeiro momento, e sabemos que, assim que tivermos concluído toda a operação, teremos um comércio mais ordenado e melhor para todos”, afirmou Amauri Cândido.

A iniciativa foi elogiada pela comerciante Sandra Márcia, 56, que há três anos trabalha em um restaurante localizado dentro do Mercado de Cavaleiro. “A gente sabe que as pessoas precisam trabalhar, mas é preciso fazer as coisas certas, sem prejudicar o ir e vir de quem mora por aqui ou vem ao mercado fazer compras. Antes era difícil demais caminhar por essas ruas; agora, tudo ficou mais fácil”, disse.

Cavaleiro é o terceiro bairro do Jaboatão dos Guararapes a ter áreas de comércio informal reordenadas. A região central de Prazeres e o entorno da Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, receberam, no início do ano, ações semelhantes.