Foto: Matheus Britto/PJG

Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promove campanha educativa por mais segurança no trânsito

A Secretaria Executiva de Mobilidade e Acessibilidade da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, na manhã desta quinta-feira (26), em frente ao 6º Batalhão da Polícia Militar, em Prazeres, a uma série de ações educativas para conscientizar condutores e pedestres sobre a importância do respeito às normas do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Com o objetivo de reduzir o número de acidentes e infrações, a Operação Monte dos Guararapes contou com o apoio de agentes da Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

Durante duas horas, os agentes abordaram motoristas, distribuíram diversos folhetos educativos e, em seguida, os convidavam para assistir a uma palestra em vídeo, que explicava sobre medidas de segurança e de prevenção de acidentes previstas no CBT.

Responsável por coordenar a operação, Éden Vespaziano, secretário-executivo de Mobilidade e Acessibilidade do Jaboatão dos Guararapes, ressaltou a importância do trabalho em parceria – a operação possui participação de setores dos governos federal, estadual e municipal – e afirmou que a meta é buscar resultados que, de fato, promovam mudanças positivas na vida da população e de quem trafega pelas vias do município.

“A Operação Monte dos Guararapes marca o início de um ciclo de ações educativas que serão promovidas ao longo de nossa gestão e que visam conscientizar condutores, passageiros, ciclistas e pedestres sobre a importância de se preservar a vida, por meio da construção de uma cultura de consideração, respeito ao próximo e segurança no trânsito”, afirmou Vespaziano.

A administradora de empresas Monique Lima, uma das motoristas abordadas pelos agentes da blitz educativa, destacou a importância da operação. “Acho fundamental que nossos governantes se preocupem em promover cada vez mais ações de conscientização, principalmente quanto à segurança no trânsito. Acredito que grande parte das irresponsabilidades cometidas por motoristas são reflexos da falta de conhecimento e de uma fiscalização mais ostensiva. Por isso, acho que tentar educar condutores e pedestres sobre direitos e deveres ajuda muito a criar um ambiente mais seguro para todos”, afirmou.

Veja também

Rede municipal de ensino do Jaboatão espera 69 mil alunos na volta às aulas

Os alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes voltaram às aulas nesta …