Foto: Matheus Britto/PJG

Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promove campanha educativa por mais segurança no trânsito

A Secretaria Executiva de Mobilidade e Acessibilidade da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, na manhã desta quinta-feira (26), em frente ao 6º Batalhão da Polícia Militar, em Prazeres, a uma série de ações educativas para conscientizar condutores e pedestres sobre a importância do respeito às normas do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Com o objetivo de reduzir o número de acidentes e infrações, a Operação Monte dos Guararapes contou com o apoio de agentes da Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

Durante duas horas, os agentes abordaram motoristas, distribuíram diversos folhetos educativos e, em seguida, os convidavam para assistir a uma palestra em vídeo, que explicava sobre medidas de segurança e de prevenção de acidentes previstas no CBT.

Responsável por coordenar a operação, Éden Vespaziano, secretário-executivo de Mobilidade e Acessibilidade do Jaboatão dos Guararapes, ressaltou a importância do trabalho em parceria – a operação possui participação de setores dos governos federal, estadual e municipal – e afirmou que a meta é buscar resultados que, de fato, promovam mudanças positivas na vida da população e de quem trafega pelas vias do município.

“A Operação Monte dos Guararapes marca o início de um ciclo de ações educativas que serão promovidas ao longo de nossa gestão e que visam conscientizar condutores, passageiros, ciclistas e pedestres sobre a importância de se preservar a vida, por meio da construção de uma cultura de consideração, respeito ao próximo e segurança no trânsito”, afirmou Vespaziano.

A administradora de empresas Monique Lima, uma das motoristas abordadas pelos agentes da blitz educativa, destacou a importância da operação. “Acho fundamental que nossos governantes se preocupem em promover cada vez mais ações de conscientização, principalmente quanto à segurança no trânsito. Acredito que grande parte das irresponsabilidades cometidas por motoristas são reflexos da falta de conhecimento e de uma fiscalização mais ostensiva. Por isso, acho que tentar educar condutores e pedestres sobre direitos e deveres ajuda muito a criar um ambiente mais seguro para todos”, afirmou.