Foto: Matheus Britto/PJG

Prefeitura do Jaboatão e Ministério da Cultura firmam parceria para requalificação do Monte dos Guararapes

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, e o ministro da Cultura, Roberto Freire, se reuniram, nesta quinta-feira (9), na sede da administração municipal, para tratar do projeto que prevê a requalificação do Parque Histórico Nacional dos Guararapes. Fruto de uma parceria entre a prefeitura e os ministérios da Cultura e da Defesa, o projeto começa a ser elaborado com o objetivo principal de aproveitar todo o potencial turístico e econômico do equipamento.

Ao justificar a importância de revitalizar a área, Anderson Ferreira lembrou que o Monte dos Guararapes, monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi palco da Batalha dos Guararapes (1648-1649), um dos momentos mais marcantes da história do Brasil. Ainda de acordo com o gestor, a união de forças vai tornar possível a concepção de um “projeto de grande escala, que faça do parque uma área à altura de sua representatividade histórica”.

“A requalificação do Monte dos Guararapes vai permitir, entre outras coisas, que possamos resgatar a cultura do nosso município. A nossa intenção é fazer com que todo o potencial turístico do parque possa ser aproveitado, incluindo na área, por exemplo, polos gastronômicos, uma estrutura que propicie aos artistas condições ideais para montagem de apresentações teatrais e um espaço para abrigar uma exposição permanente sobre a importância histórica do local”, disse o prefeito.

“Hoje, fomos presenteados pela visita do ministro Roberto Freire, um gesto que nos dá a certeza de que esse projeto vai ser tratado com a importância e a celeridade que demanda. Quero destacar, ainda, a atenção que nos tem sido dada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS), que, desde o primeiro momento, tem se mostrado muito solícito e verdadeiramente interessado em contribuir para que o projeto caminhe a passos largos”, complementou Anderson Ferreira.

O ministro Roberto Freire, por sua vez, reafirmou a importância da área para a história nacional e deixou claro a disposição do Governo Federal em trabalhar em parceria com a Prefeitura do Jaboatão por um projeto que extraia do parque toda o seu potencial.

“Sabíamos da disposição do prefeito Anderson Ferreira de trabalhar para transformar o Monte dos Guararapes numa área com infraestrutura sustentável e que ajude a fomentar o turismo e a economia de um município considerado como o berço da formação de nossa nacionalidade. O parque possui um significado especial para o País, e, por isso, reafirmamos a importância de não apenas preservá-lo, mas, também, de o revitalizarmos”, destacou Freire.

O local conta, ainda, com uma área de 224,4 hectares e abriga, ainda, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes dos Guararapes.