A Secretaria de Saúde realizou, nesta sexta-feira (31), ação educativa e exames para diagnóstico da doença (Foto: Chico Bezerra/PMJG)

Prefeitura do Jaboatão realiza ação de controle da tuberculose no TI Cajueiro Seco

 

Quem passou nesta sexta-feira (31) pelo Terminal Integrado de Passageiros de Cajueiro Seco, se deparou com uma campanha educativa em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, realizada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Além de conversas com passageiros, as pessoas que apresentaram sintomas puderam fazer o exame de escarro para detectar a doença.

De acordo com o gerente de Vigilância Epidemiológica do Jaboatão, Antonio Reldismar, ações como essa são importantes para diagnosticar casos e quebrar preconceitos acerca da doença. “Estamos promovendo as atividades de educação em saúde para reduzir o estigma e o preconceito, através de busca ativa de sintomáticos respiratórios e coleta de exames. Aqueles que forem diagnosticados com a tuberculose serão encaminhados para tratamento nas Unidades de Saúde da Família do município”, explicou.

No ano de 2016, o município de Jaboatão dos Guararapes detectou 315 casos de tuberculose, sendo 14 casos de coinfecção de tuberculose/HIV. Em Pernambuco, anualmente são registrados 4,5 mil novos casos, com uma média de 350 mortes.

A aposentada Marluce da Silva, 67 anos, moradora do bairro de Marcos Freire, com quadro de tosse há oito dias, foi prontamente atendida pela ação. “Achei muito bom a prefeitura disponibilizar o teste assim, pois é muito difícil você procurar um exame desse. É melhor fazer de imediato para saber se a saúde está em dia”, disse.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde. Pessoas que apresentam tosse por mais de duas semanas devem procurar a unidade de saúde mais próxima a sua residência para realizar uma avaliação clinica e a coleta do exame para diagnóstico.

Veja também

Procon do Jaboatão realiza mutirão de negociação de dívidas

Moradores do Jaboatão dos Guararapes que estão na lista de inadimplentes de bancos, empresas de …