A Secretaria de Saúde realizou, nesta sexta-feira (31), ação educativa e exames para diagnóstico da doença (Foto: Chico Bezerra/PMJG)

Prefeitura do Jaboatão realiza ação de controle da tuberculose no TI Cajueiro Seco

Quem passou nesta sexta-feira (31) pelo Terminal Integrado de Passageiros de Cajueiro Seco, se deparou com uma campanha educativa em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, realizada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Além de conversas com passageiros, as pessoas que apresentaram sintomas puderam fazer o exame de escarro para detectar a doença.

De acordo com o gerente de Vigilância Epidemiológica do Jaboatão, Antonio Reldismar, ações como essa são importantes para diagnosticar casos e quebrar preconceitos acerca da doença. “Estamos promovendo as atividades de educação em saúde para reduzir o estigma e o preconceito, através de busca ativa de sintomáticos respiratórios e coleta de exames. Aqueles que forem diagnosticados com a tuberculose serão encaminhados para tratamento nas Unidades de Saúde da Família do município”, explicou.

No ano de 2016, o município de Jaboatão dos Guararapes detectou 315 casos de tuberculose, sendo 14 casos de coinfecção de tuberculose/HIV. Em Pernambuco, anualmente são registrados 4,5 mil novos casos, com uma média de 350 mortes.

A aposentada Marluce da Silva, 67 anos, moradora do bairro de Marcos Freire, com quadro de tosse há oito dias, foi prontamente atendida pela ação. “Achei muito bom a prefeitura disponibilizar o teste assim, pois é muito difícil você procurar um exame desse. É melhor fazer de imediato para saber se a saúde está em dia”, disse.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde. Pessoas que apresentam tosse por mais de duas semanas devem procurar a unidade de saúde mais próxima a sua residência para realizar uma avaliação clinica e a coleta do exame para diagnóstico.