Prefeitura do Jaboatão realiza Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, deu início, nesta quinta-feira (24), ao ciclo de atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A abertura, realizada no auditório do Hotel Barramares, no bairro de Piedade, foi marcada por um seminário – direcionado a gestores, técnicos e conselheiros municipais – sobre a importância do fortalecimento de políticas públicas que permitam a inclusão de pessoas com deficiências na sociedade, e, principalmente, no mercado de trabalho, além de reforçar o conceito de acessibilidade.

De acordo com a secretária-executiva de Direitos Humanos do Jaboatão dos Guararapes, Cláudia Freire, discutir  acessibilidade junto à sociedade, fazendo-a refletir sobre a importância do tema, é uma das prioridades da atual gestão municipal. “É preciso falar sobre inclusão na perspectiva de que, na condição de seres humanos, somos todos iguais, mas diferentes como pessoas. Inclusão é dever da sociedade e condição para o exercício pleno da cidadania”, assinalou a gestora.

Representante do Governo de Pernambuco, Edmilson Silva, que lidera a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, elogiou a iniciativa da prefeitura na promoção de ações que, de fato, irão acarretar em mudanças significativas na vida de pessoas com deficiência do município.  “A nossa sociedade precisa aceitar e reconhecer as pessoas com deficiências como parte do todo. A partir dessa etapa, conseguiremos derrubar a barreira atitudinal e na construção de uma sociedade mais igualitária. E é nesse sentido que venho parabenizar a Prefeitura do Jaboatão, que, ao promover esse evento, reforça seu papel na luta por uma cidade mais justa”, disse.

Até a próxima quinta-feira (31), serão realizadas uma série de atividades socioeducativas nas sete regionais do município, com o objetivo de ouvir a população e reunir sugestões que irão auxiliar na construção de políticas públicas. A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas e conta com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.