Prefeitura e MEC anunciam início das obras de construção da sede do IFPE em Jaboatão

Após uma espera de mais de quatro anos, finalmente terão início, no próximo mês de fevereiro, as obras de construção da sede definitiva do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) do município do Jaboatão dos Guararapes. O prefeito Anderson Ferreira e o ministro da Educação, Mendonça Filho, realizaram o anúncio oficial e assinaram a ordem de serviço na tarde desta quinta-feira (25), durante solenidade no Centro Cultural Miguel Arraes de Alencar, em Prazeres. Orçada em R$ 10.718.477,10, a nova sede será instalada no Engenho Bulhões, em Jaboatão Centro, contará com 6.401,95m² e irá oferecer cursos de capacitação, qualificação e especialização na área de tecnologia para cerca de 1.200 estudantes.

A nova estrutura do IFPE em Jaboatão contará com 16 salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, passarelas, bloco administrativo, área de convivência, guarita e estacionamento. O prazo de conclusão das obras é de 14 meses. Atualmente, o campus do instituto no município funciona de forma provisória na Avenida Barão de Lucena, em Jaboatão Centro, e atende cerca de 780 alunos.

O prefeito Anderson Ferreira afirmou ter procurado o ministro Mendonça Filho logo que assumiu o comando do Executivo Municipal, no início de 2017, para solicitar a liberação dos recursos e celeridade no início das obras. O gestor enalteceu a parceria com Ministério da Educação e falou sobre os ganhos para os futuros profissionais, que terão aumentadas as chances de empregabilidade, e para o mercado de trabalho, que passará a contar com mão de obra de qualidade.

“Esse é sem dúvida alguma um investimento de muita importância para nossa cidade. Nós precisamos preparar nossos jovens para que eles possam ter a oportunidade de desfrutar desse momento único que vive o nosso município. Tenho a certeza de que as pessoas estão sentindo as mudanças que têm ocorrido e vamos continuar trabalhando para transformar Jaboatão dos Guararapes”, disse Anderson, ao acrescentar que foi liberada uma verba de R$ 2 milhões, empenhada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), recurso proveniente de emenda parlamentar de sua autoria enquanto deputado federal, para construção da Escola Municipal Jesus de Nazaré, no bairro de Guararapes, obra que irá beneficiar 560 estudantes.

Mendonça Filho, por sua vez, ressaltou os investimentos feitos no setor educacional pelo Governo Federal na gestão do presidente Michel Temer e lembrou, ainda, que além de Jaboatão dos Guararapes, serão beneficiados com novos campus do IFPE os municípios de Palmares e Igarassu. “Ao todo, anunciamos nesta quinta-feira, investimentos de mais de R$ 30 milhões, uma prova do nosso compromisso com a melhora da educação e da nossa preocupação com nossos jovens e, consequentemente, com o futuro do Brasil. E vamos acelerar ainda mais nosso ritmo para continuar trazendo para Pernambuco cada vez mais investimentos”, pontuou o ministro.

Quadras

A solenidade foi marcada, ainda, pelo anúncio da parceria entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Ministério da Educação para construção de seis quadras em unidades de ensino do município. Desse total, três foram inauguradas no ano passado, nas escolas Vânia Laranjeiras, em Cajueiro Seco, Aníbal Varejão e Doutor Maurício Martins de Albuquerque, em Jaboatão Centro. O convênio, de R$ 5,8 milhões, conta com contrapartida de R$ 3 milhões da prefeitura e irá beneficiar cerca de 3.600 alunos. A estimativa é de que os novos equipamentos sejam entregues à população até o fim do próximo mês de maio.