Foto: Matheus Britto/PJG

Prefeitura realiza ação de reordenamento do comércio em Jaboatão Centro

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta quarta-feira (22), a mais uma ação de reordenamento do comércio ambulante no município. Atendendo a um pleito da própria população, equipes de diversas secretarias madrugaram nas ruas e avenidas localizadas no entorno da Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, para informar aos comerciantes que, a partir de hoje, passa a ser proibida a instalação de bancas e barracas nas calçadas e ruas, e em paralelo, realizar um trabalho educativo para que as vias públicas não voltem a ser ocupadas de forma irregular, garantido, assim, o fluxo de pedestres e veículos.

A ação contou com a participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade e de Infraestrutura; das executivas de Trabalho, Qualificação e Emprego, de Mobilidade e Acessibilidade e de Meio Ambiente e Gestão Urbana; e das especiais de Ordem Pública, Segurança Cidadã e Defesa Civil e de Projetos Especiais. Agentes de Trânsito, da Guarda Municipal, do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) e da Polícia Militar (PM) atuaram no sentido de garantir que a operação transcorresse com tranquilidade.

Moradores e comerciantes elogiaram a iniciativa da prefeitura. A balconista Sandra Queiroz, de 41 anos, moradora do bairro de Santo Aleixo, contou que frequenta a área de comércio de Jaboatão Centro pelo menos uma vez por semana, e que, após a ação de hoje, ficou mais fácil circular pelas ruas e avenidas do local. “Antes, a gente precisava se espremer para andar nas calçadas ou então disputar espaço com os carros, o que era um perigo, principalmente para quem vinha fazer feira com crianças. Agora, com as ruas e calçadas limpas, aumenta até a vontade de vir fazer feira aqui”, disse.

As ações de reordenamento do comércio do Jaboatão dos Guararapes passarão a integrar o calendário de atividades regulares da prefeitura. O objetivo é garantir o direito de ir e vir dos pedestres e assegurar melhores condições de trabalho e segurança para os comerciantes.

Veja também

Estudantes da rede municipal do Jaboatão recebem presentes do Papai Noel dos Correios

Alunos da Escola Municipal Maria Augusta Dutra, localizada no bairro de Barra de Jangada, no …