Foto: Matheus Britto/PJG

Prefeitura realiza ação de reordenamento do comércio em Jaboatão Centro

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta quarta-feira (22), a mais uma ação de reordenamento do comércio ambulante no município. Atendendo a um pleito da própria população, equipes de diversas secretarias madrugaram nas ruas e avenidas localizadas no entorno da Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, para informar aos comerciantes que, a partir de hoje, passa a ser proibida a instalação de bancas e barracas nas calçadas e ruas, e em paralelo, realizar um trabalho educativo para que as vias públicas não voltem a ser ocupadas de forma irregular, garantido, assim, o fluxo de pedestres e veículos.

A ação contou com a participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade e de Infraestrutura; das executivas de Trabalho, Qualificação e Emprego, de Mobilidade e Acessibilidade e de Meio Ambiente e Gestão Urbana; e das especiais de Ordem Pública, Segurança Cidadã e Defesa Civil e de Projetos Especiais. Agentes de Trânsito, da Guarda Municipal, do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) e da Polícia Militar (PM) atuaram no sentido de garantir que a operação transcorresse com tranquilidade.

Moradores e comerciantes elogiaram a iniciativa da prefeitura. A balconista Sandra Queiroz, de 41 anos, moradora do bairro de Santo Aleixo, contou que frequenta a área de comércio de Jaboatão Centro pelo menos uma vez por semana, e que, após a ação de hoje, ficou mais fácil circular pelas ruas e avenidas do local. “Antes, a gente precisava se espremer para andar nas calçadas ou então disputar espaço com os carros, o que era um perigo, principalmente para quem vinha fazer feira com crianças. Agora, com as ruas e calçadas limpas, aumenta até a vontade de vir fazer feira aqui”, disse.

As ações de reordenamento do comércio do Jaboatão dos Guararapes passarão a integrar o calendário de atividades regulares da prefeitura. O objetivo é garantir o direito de ir e vir dos pedestres e assegurar melhores condições de trabalho e segurança para os comerciantes.