Foto: Chico Bezerra/PJG

Programa Cuidar Bem humaniza transporte de pacientes em Jaboatão

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, lançou, nesta quarta-feira (29), um novo programa de transporte de pacientes de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia e para crianças com microcefalia. O Cuidar Bem conta com vans adaptadas para pessoas com deficiência, os motoristas são treinados para realizar os primeiros socorros e ainda registram em um aplicativo o horário da busca e entrega do paciente. Também há câmeras instaladas no interior de cada van para que seja feito o acompanhamento em tempo real do transporte dos pacientes durante o percurso entre a residência e a unidade de saúde e na volta para casa. Outra novidade é o gerenciamento do tratamento dos usuários, que, a partir de agora, recebem notificações sobre o número de consultas restantes.

“Lançamos o Programa Cuidar Bem para humanizar o atendimento a essas pessoas que já passam por dificuldades e que precisam de conforto. Antes, o que se tinha era apenas um meio de transporte; agora é diferente. Temos veículos novos, com ar condicionado, dotados de equipamentos que facilitam o acesso às pessoas com deficiência e a tecnologia implantada garante que todos os horários e trajetos sejam cumpridos rigorosamente. Também passamos a oferecer o transporte para crianças com microcefalia, um serviço que não tínhamos em nosso município”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira, ao lado do secretário municipal de Saúde, Alberto Lima.

A dona de casa Glicélia Santos da Silva, que faz hemodiálise há três anos, elogiou a iniciativa. “O serviço melhorou de verdade. Agora, sabemos a hora certa que o transporte chega, não falta carro pra buscar a gente, os motoristas são muito atenciosos e tem muito conforto”, disse a usuária.

O programa é voltado aos moradores de Jaboatão que são acompanhados por instituições públicas ou conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS), em terapia renal substitutiva por hemodiálise, quimioterapia/radioterapia, crianças com microcefalia e usuários classificados como totalmente dependentes, de acordo com o Índice de Katz, utilizado para avaliar a autonomia dos pacientes. O atendimento é realizado por uma equipe especializada, segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por meio do número 0800 081 8899, ou pelo site: www.cuidarbemjaboatao.com.br.

Para realizar o cadastro, o usuário, familiar ou responsável precisa procurar o serviço de referência de sua área munido dos seguintes documentos: foto; cartão do SUS; cartão cidadão; documento oficial de identificação com foto; comprovantes de residência e de renda, laudo médico e encaminhamento e/ou marcação do serviço a ser realizado.