Foto: Chico Bezerra/PJG

Programa Cuidar Bem humaniza transporte de pacientes em Jaboatão

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, lançou, nesta quarta-feira (29), um novo programa de transporte de pacientes de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia e para crianças com microcefalia. O Cuidar Bem conta com vans adaptadas para pessoas com deficiência, os motoristas são treinados para realizar os primeiros socorros e ainda registram em um aplicativo o horário da busca e entrega do paciente. Também há câmeras instaladas no interior de cada van para que seja feito o acompanhamento em tempo real do transporte dos pacientes durante o percurso entre a residência e a unidade de saúde e na volta para casa. Outra novidade é o gerenciamento do tratamento dos usuários, que, a partir de agora, recebem notificações sobre o número de consultas restantes.

“Lançamos o Programa Cuidar Bem para humanizar o atendimento a essas pessoas que já passam por dificuldades e que precisam de conforto. Antes, o que se tinha era apenas um meio de transporte; agora é diferente. Temos veículos novos, com ar condicionado, dotados de equipamentos que facilitam o acesso às pessoas com deficiência e a tecnologia implantada garante que todos os horários e trajetos sejam cumpridos rigorosamente. Também passamos a oferecer o transporte para crianças com microcefalia, um serviço que não tínhamos em nosso município”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira, ao lado do secretário municipal de Saúde, Alberto Lima.

A dona de casa Glicélia Santos da Silva, que faz hemodiálise há três anos, elogiou a iniciativa. “O serviço melhorou de verdade. Agora, sabemos a hora certa que o transporte chega, não falta carro pra buscar a gente, os motoristas são muito atenciosos e tem muito conforto”, disse a usuária.

O programa é voltado aos moradores de Jaboatão que são acompanhados por instituições públicas ou conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS), em terapia renal substitutiva por hemodiálise, quimioterapia/radioterapia, crianças com microcefalia e usuários classificados como totalmente dependentes, de acordo com o Índice de Katz, utilizado para avaliar a autonomia dos pacientes. O atendimento é realizado por uma equipe especializada, segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por meio do número 0800 081 8899, ou pelo site: www.cuidarbemjaboatao.com.br.

Para realizar o cadastro, o usuário, familiar ou responsável precisa procurar o serviço de referência de sua área munido dos seguintes documentos: foto; cartão do SUS; cartão cidadão; documento oficial de identificação com foto; comprovantes de residência e de renda, laudo médico e encaminhamento e/ou marcação do serviço a ser realizado.

Veja também

Rede municipal de ensino do Jaboatão espera 69 mil alunos na volta às aulas

Os alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes voltaram às aulas nesta …