Foto: Chico Bezerra/PJG

Programa da Prefeitura do Jaboatão leva assistência a gestantes de áreas descobertas

A Secretaria de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Hospital Memorial de Jaboatão, implantou o Humanize, programa de acompanhamento de pré-natal para gestantes do município não vinculadas a equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O principal objetivo da iniciativa é ampliar a assistência e garantir o acesso de gestantes residentes em áreas descobertas aos serviços de saúde, por meio do acolhimento no hospital conveniado com a Rede Cegonha, que possui uma rede de cuidados humanizada, com atenção ao planejamento reprodutivo, direito a gravidez, ao parto e ao puerpério (período pós-parto).

Para participar do programa, as gestantes devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Após o primeiro atendimento, serão agendadas consultas subsequentes, por meio da Central de Regulação, garantindo atendimento especializado e os exames necessários. Gestantes acompanhadas pelos profissionais do Programa Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) poderão ser encaminhadas para o Humanize a partir do sétimo mês, para estreitar o vínculo com a maternidade.

Além do acompanhamento à gestante, o Humanize oferece atendimentos de ginecologia geral, planejamento reprodutivo, uroginecologia e ações educativas.

Veja também

Rede de saúde do Jaboatão ganha 20 novos leitos de UTI

O secretário municipal de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Alberto Lima, participou, na …