Foto: Chico Bezerra/PJG

Rede municipal de ensino do Jaboatão espera 69 mil alunos na volta às aulas

Os alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes voltaram às aulas nesta terça-feira (6). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 69 mil estudantes são aguardados nas 143 unidades de ensino do município, incluindo CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) e creches.

Com foco na alimentação saudável, uma das novidades que os discentes encontrarão neste primeiro dia de aula é a mudança do cardápio escolar. Atendendo às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a partir de hoje, as unidades escolares do Jaboatão receberão diariamente uma refeição diferente e mais saudável, sem embutidos como a salsicha e com redução de açúcar.

Acompanhando de perto a alteração do menu escolar, a nutricionista da rede municipal de ensino Michelle Vanilly explicou que foram elaborados 12 cardápios no total. “Nossos alunos receberão refeições variadas durante todos os dias da semana. Além disso, o prato servido varia de acordo com a idade da criança, porque cada faixa etária tem uma necessidade nutricional diferente”, apontou. Segundo Michelle, outra preocupação da atual gestão foi inserir mais frutas e verduras nas refeições dos estudantes, assim como aumentar o consumo de feijão.

Maria Eduarda, aluna do 9º ano da Nossa Escola, já sente a diferença: “A comida está muito mais gostosa que a do ano passado. Agora tem suco, fruta… Eu demoro mais a ficar com fome e consigo prestar mais atenção às aulas”.

Trânsito

Para desobstruir as principais vias do município, agentes de trânsito da Prefeitura montaram para as próximas semanas a “Operação Volta às Aulas”. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o objetivo é orientar os pais para que respeitem as regras de trânsito na hora de levar seus filhos à escola, preservando o fluxo das vias e a segurança de todos.

Segundo Felipe Correia, gerente de trânsito do Jaboatão, a atividade começou na última quinta-feira (1º), quando se iniciou o ano letivo na rede particular de ensino. “Reforçamos a frota para atender à demanda natural da rede municipal”, explicou. Correia esclarece que o objetivo principal da ação não é punir os condutores que estiverem infringindo a lei, e sim nortear os motoristas, com foco na fluidez do trânsito.