Foto: PJG/Divulgação

Saúde de Jaboatão ganha prêmio nacional com aplicativo “De Olho na Consulta”

O aplicativo “De Olho na Consulta”, da Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, recebeu, na noite desta quinta-feira (13), prêmio de melhor experiência do Sistema Único de Saúde (SUS) na Região Nordeste. A entrega aconteceu em Brasília, durante o 33º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O aplicativo foi lançado há menos de dois meses, em maio deste ano, com o objetivo de facilitar o acompanhamento da marcação das consultas especializadas no município.

O “De Olho na Consulta” atendeu a vários requisitos da comissão julgadora, entre os quais, a inovação, estratégia de gestão, baixo custo e equidade do acesso. O prêmio de R$ 10 mil será investido no próprio Sistema de Regulação.

“É como muita satisfação que recebemos o prêmio pelo ‘De Olho na Consulta’. É um aplicativo que o prefeito Anderson Ferreira pediu à equipe para construir, no qual as pessoas são cadastradas quando precisam de uma consulta especializada ou algum exame, podendo acompanhar o andamento de sua solicitação por meio do celular ou via internet”, comemorou o secretário municipal de Saúde, Alberto Lima, que participa, em Brasília, do Conasems.

Ainda de acordo com o secretário, “o aplicativo trouxe aos usuários do sistema de saúde do município mais conforto e mais tranquilidade para aguardar, de onde estiver, a marcação de sua consulta ou exame, sem a necessidade de peregrinar pelas unidades de saúde”.

Funcionamento – O aplicativo funciona da seguinte forma: depois que o usuário é inserido no SISREG III (Sistema de Regulação do município), ele poderá acompanhar a sua solicitação de agendamento pelo aplicativo, por meio de um smartphone ou pelo site www.deolhonaconsulta.jaboatão.pe.gov.br. A partir daí, quando o usuário receber a autorização de sua solicitação, ele só precisa voltar à unidade onde foi feita a marcação para receber uma chave de acesso que lhe permitirá o atendimento para sua consulta ou exame.