Foto: Chico Bezerra/PJG

Secretaria da Saúde do Jaboatão cria postos volantes de vacinação contra a gripe

Com a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe, a população do Jaboatão dos Guararapes contará, neste sábado (3), com 16 postos descentralizados espalhados na cidade para imunização de pessoas que compõem o grupo prioritário, formado por crianças de seis meses a cinco anos de idade; gestantes e puérperas; idosos; profissionais de saúde; professores e portadores de doenças crônicas. Até o momento, Jaboatão alcançou 70,18%, dos 90% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde – são aproximadamente 145 mil pessoas no grupo prioritário no município.

O secretário de Saúde do Jaboatão, Alberto Lima, enfatizou a importância da vacinação contra a gripe. “A vacina é gratuita e muito importante, pois, o que muitas vezes pode ser uma simples gripe, pode se tornar uma síndrome respiratória aguda grave, que é uma complicação da gripe, e levar até ao óbito”, alertou.

Em 2016, houve 12.174 casos confirmados de síndrome respiratória em todo o País. Houve, ainda, 2.220 mortes, número alto em comparação a anos anteriores. Do total de óbitos, 1.982 foram em decorrência da influenza A H1N1 (gripe).