Secretaria de Saúde do Jaboatão amplia em 275% oferta de exames de tomografia

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou, nesta sexta-feira (16), a ampliação em 275% na oferta de exames de tomografia na rede pública do município. A medida, adotada com o objetivo de minimizar a fila de acesso ao procedimento, faz parte da política de incentivo da gestão de qualidade hospitalar, implantada pela atual gestão no início do ano. A partir de agora, a rede municipal de saúde passa a contar com uma capacidade de realizar cerca de 3.600 exames de tomografia por ano, incluindo procedimentos que necessitam de contraste e/ou sedação.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alberto Lima, é importante que os usuários que ainda não realizaram o exame mantenham atualizados os dados do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) junto às unidades de saúde da cidade. A medida, segundo ele, visa facilitar – e garantir – o contato das equipes. “Dessa forma, os usuários podem ser avisados em tempo hábil sobre o agendamento do exame”, disse o gestor, ao acrescentar que, agora, a verba para realização dos exames passa a ser custeada pela prefeitura e não mais por fundos federais.

A meta da atual gestão ao ampliar o acesso da população ao exame de tomografia computadorizada, reforçou Alberto Lima, é zerar a fila de espera até o final deste mês de março. “Há usuários que aguardam pela realização do procedimento há mais de um ano. A nossa expectativa é de que, até o fim do mês, esse número seja reduzido drasticamente ou, até mesmo, zerado”, pontuou o secretário.