Secretaria de Saúde garante tratamento de varizes com espuma a usuários do Jaboatão

A partir desta quinta-feira (15), usuários da rede municipal de saúde do Jaboatão dos Guararapes, atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), passam a contar com um novo tratamento para varizes. Considerada bem mais simples e eficaz que os tradicionais procedimentos cirúrgicos, a chamada “técnica da espuma” é indicada a pacientes que sofrem com dores crônicas. Dentre as muitas vantagens do procedimento, minimamente invasivo, estão o rápido – ou imediato – retorno às atividades, com resultado similar ao dar cirurgia convencional, uma vez que todo o processo é realizado em ambiente ambulatorial ou nos próprios consultórios, sem necessidade de cortes, internação ou até mesmo anestesia.

Atualmente, 218 usuários da rede pública do Jaboatão encontram-se à espera de uma cirurgia de varizes. A Secretaria Municipal de Saúde deu início ao processo de chamamento, que, inicialmente, irá priorizar pacientes com idade acima de 50 anos, que sofrem com dores (queimação, sensação de peso nas pernas e inchaço nos tornozelos), para a realização do tratamento.

Paralelamente, médicos vasculares da rede conveniada irão analisar os prontuários dos demais usuários que hoje se encontram na fila de espera, para que, de posse dos resultados dos exames específicos, possam realizar o encaminhamento dos usuários para o Hospital Memorial Jaboatão, por meio da Central de Regulação do município.