Secretários de Camaragibe vêm ao Jaboatão conhecer modelo de coleta seletiva

Equipes da Prefeitura de Camaragibe estiveram, na tarde de ontem (5), no Jaboatão dos Guararapes, para conhecer de perto as ações desenvolvidas na área da coleta seletiva de lixo no município. A visita é fruto dos bons resultados apresentados pelo Programa Coleta Seletiva realizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Jaboatão, reconhecido nacionalmente e cujos processos atraíram olhares de outras cidades além da vizinha Camaragibe, como Buenos Aires, na Zona da Mata, e do Recife.

Ao longo da visita, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Camaragibe, Edvaldo Júnior, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Nívea Borba, além de representantes da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, conheceram o Programa Coleta Seletiva do Jaboatão e se mostraram admirados com as ações desenvolvidas. “Achamos muito interessante a proposta do Jaboatão. Estamos estudando o modelo para podermos implantá-lo na cidade de Camaragibe”, pontuou Edvaldo Júnior.

Coordenadora do Programa de Coleta Seletiva do Jaboatão dos Guararapes, Kelly Salles explicou que um dos focos das ações que vêm sendo implementadas é a inclusão e a visibilidade do trabalho dos catadores. “Observamos que, ao dar suporte às cooperativas, passamos a integrar os catadores em novas políticas. E por meio do Programa Coleta Seletiva, damos a eles a possibilidade de melhorar a qualidade de vida – não só deles, como de toda a família”, pontuou.

“Esse programa mudou a minha vida e ajudou minha família. Sou muito grato à prefeitura por ter tido essa oportunidade”, afirmou Joeldes Francisco, ex- carroceiro, que agora trabalha na cooperativa.