Foto: Matheus Britto/PJG

14º BIMtz comemora 84 anos homenageando Amigos do Regimento Guararapes

Trinta e quatro autoridades militares e civis foram agraciadas com o diploma Amigos do Regimento Guararapes, nesta sexta-feira (29), em comemoração aos 84 anos do 14º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército (BIMtz). Entre os homenageados, considerados Amigos do Catorzão, esteve o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, município onde está sediado o 14º BIMtz. O gestor municipal recebeu o diploma das mãos do general Pontual, que comanda a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Ao saudar os agraciados com o diploma, o comandante do 14º BIMtz, coronel Fagundes, destacou que “todos agora fazem parte da história do batalhão”. Além das lutas que participou no passado, o 14º esteve em importantes operações recentes, como a Mão Amiga, Copa de 2014, Olimpíadas do Rio de Janeiro, Potiguar e São Cristóvão, nas missões de paz no Haiti e Angola. O comandante citou a presença de tantos jovens jaboatonenses no efetivo, onde estão aprendendo a defender a pátria e os valores da família.

O general Pontual, que comanda a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada,  também ressaltou os 84 anos de história, glória e as inúmeras missões cumpridas por seus soldados. Ao prefeito Anderson Ferreira, disse que Jaboatão abriga uma das unidades mais tradicionais do Exército Brasileiro. “Ocupamos uma importante área em Jaboatão, mas o nosso verdadeiro patrimônio é o nosso efetivo”, assinalou o comandante.

Ao agradecer a homenagem, o prefeito Anderson Ferreira afirmou que o 14º BIMtz exerce um importante papel social no município e é referência quando o assunto é compromisso com a nação. Lembrou que as tarefas do batalhão vão além das missões militares, ressaltando a Operação Carro-Pipa, que leva água potável às regiões onde a seca assola no estado.