Foto: Chico Bezerra/PJG

1ª Feira de Oportunidades para MEI tem início em Jaboatão Centro

Teve início, nesta segunda-feira (26), a 1ª Feira de Oportunidades do Jaboatão, organizada pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e pelo  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de formalizar empreendedores do município como Microempresários Individuais (MEI). Até o próximo sábado (1º), no estande montado na Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, deverão ser realizados mais de dois mil atendimentos. Até a sexta-feira (30), a feira funcionará das 9h às 21h, e, no sábado, das 8h ao meio-dia. A meta é que todos saiam com o CNPJ já aprovado, bastando, para isso, apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Além da formalização, técnicos da prefeitura e do Sebrae dão orientações sobre como gerir o negócio e oferecer um serviço de boa qualidade ao cliente. Vale salientar que para se enquadrar ao MEI é preciso ter um faturamento anual de até R$ 81 mil. E, por mês, é preciso pagar uma taxa de R$ 53,70.

Entre as interessadas em se formalizar está Rosa Lopes, que saiu do emprego recentemente e agora quer se dedicar exclusivamente ao negócio que vinha mantendo em paralelo. “Faço entrega de produtos e é nisso que quero investir. É muito importante estar formalizada, porque, nos dias de hoje, não podemos parar no tempo. Temos que nos atualizar sempre para atender bem aos clientes”, disse a comerciante.

Estar formalizado garante outros benefícios, como ter o direito de ser assegurado pelo INSS, fazer empréstimo bancário e ganhar a cidadania empresarial. Coordenador da Feira de Oportunidades, Borges Orzil ressalta que Jaboatão tem hoje 23.372 MEIs, “e os atendimentos já realizados neste primeiro dia demonstram o interesse de quem está na informalidade de ficar regularizado”. “Jaboatão tem uma pujança muito grande de microempresários e isso se reflete no trabalho na Sala do Empreendedor, que temos nas sete regionais da cidade. Nesta semana, estamos realizando a Feira de Oportunidades para incentivar ainda mais os comerciantes”, ressalta.

O analista de Atendimento do Sebrae, Luiz Nogueira, é um dos responsáveis pelas palestras e seminários oferecidos na feira. Durante as apresentações, ele dá orientações e presta todos os esclarecimentos. “Muitas pessoas ficam reticentes em se formalizar e nós procuramos mostrar todas as vantagens. Os benefícios são maiores que as obrigações, pois o comerciante trabalha com mais tranquilidade e coloca o foco no que é essencial: o cliente”, afirma Nogueira. Os comerciantes também podem obter mais informações por meio do telefone 0800 570 800.

Veja também

Prefeito Anderson Ferreira recebe visita da representante do Jaboatão no The Voice Kids

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, recebeu a visita da representante do município …