Foto: Matheus Britto/PJG

1ª Mostra Cultural do Jaboatão chega ao fim nesta sexta-feira (30)

O Cineteatro Samuel Campelo, em Jaboatão Centro, recebe, na noite desta sexta-feira (30), o encerramento da 1ª Mostra Cultural do Jaboatão dos Guararapes. Serão apresentados os espetáculos “Ballet do Tio Rafael”, às 18h, e “35 anos de Valdeck Farias”, às 19h30. A programação, no entanto, tem início na Escola Municipal José Rodovalho, em Piedade, às 14h, com apresentação do Balé Folclórico do Jaboatão. A mostra, realizada pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria Executiva de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Setcel), movimentou a cidade durante 45 dias.

De acordo com o secretário-executivo da Setcel, André Trajano, o evento buscou levar atrações culturais para diversas escolas do município. “Pensamos em uma programação descentralizada para que pudéssemos contemplar toda a cidade, mas também incluímos a cultura no cotidiano escolar dos alunos do Jaboatão. A nossa gestão acredita que é primordial disseminar a cultura entre os jovens”, comentou Trajano.

Com mais de 30 anos de trajetória, Valdeck, que foi um dos homenageados do evento, é o precursor da “dança da boneca” e reconhecido por representar Pernambuco em apresentações artísticas em várias emissoras de televisão. “Dividimos a mostra em várias etapas para que tivéssemos uma programação boa, diversificada e extensa. Valdeck foi um dos homenageados, mas também tivemos o eterno ator José Pimentel, o alagoano Simião Martiniano, o cordialista Geraldo Valério e tantos outros. Enxergo essa mostra como um momento para prestigiar quem contribui ou contribuiu com o legado cultural do nosso estado”, apontou André.

Para o gestor público, um dos maiores méritos do festival foi marcar o retorno do Cineteatro Samuel Campelo à população. “Foram sete anos de portas fechadas. Ouvimos incontáveis vezes as pessoas falando sobre o que esse equipamento significa para elas. Aos poucos, e com muita perseverança, devolveremos ao público todos os equipamentos que nos foram entregues sucateados e abandonados – e isso não é uma promessa: é compromisso com a mudança”, pontuou o gestor público.