Foto: Matheus Britto/PJG

1ª Mostra Cultural do Jaboatão chega ao fim nesta sexta-feira (30)

O Cineteatro Samuel Campelo, em Jaboatão Centro, recebe, na noite desta sexta-feira (30), o encerramento da 1ª Mostra Cultural do Jaboatão dos Guararapes. Serão apresentados os espetáculos “Ballet do Tio Rafael”, às 18h, e “35 anos de Valdeck Farias”, às 19h30. A programação, no entanto, tem início na Escola Municipal José Rodovalho, em Piedade, às 14h, com apresentação do Balé Folclórico do Jaboatão. A mostra, realizada pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria Executiva de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Setcel), movimentou a cidade durante 45 dias.

De acordo com o secretário-executivo da Setcel, André Trajano, o evento buscou levar atrações culturais para diversas escolas do município. “Pensamos em uma programação descentralizada para que pudéssemos contemplar toda a cidade, mas também incluímos a cultura no cotidiano escolar dos alunos do Jaboatão. A nossa gestão acredita que é primordial disseminar a cultura entre os jovens”, comentou Trajano.

Com mais de 30 anos de trajetória, Valdeck, que foi um dos homenageados do evento, é o precursor da “dança da boneca” e reconhecido por representar Pernambuco em apresentações artísticas em várias emissoras de televisão. “Dividimos a mostra em várias etapas para que tivéssemos uma programação boa, diversificada e extensa. Valdeck foi um dos homenageados, mas também tivemos o eterno ator José Pimentel, o alagoano Simião Martiniano, o cordialista Geraldo Valério e tantos outros. Enxergo essa mostra como um momento para prestigiar quem contribui ou contribuiu com o legado cultural do nosso estado”, apontou André.

Para o gestor público, um dos maiores méritos do festival foi marcar o retorno do Cineteatro Samuel Campelo à população. “Foram sete anos de portas fechadas. Ouvimos incontáveis vezes as pessoas falando sobre o que esse equipamento significa para elas. Aos poucos, e com muita perseverança, devolveremos ao público todos os equipamentos que nos foram entregues sucateados e abandonados – e isso não é uma promessa: é compromisso com a mudança”, pontuou o gestor público.

Veja também

Alunos da rede municipal do Jaboatão recebem certificados de Agentes Ambientais Mirins

Alunos da primeira turma do Curso de Formação de Agentes Ambientais Mirins do Jaboatão dos …