1ª Mostra Cultural do Jaboatão dos Guararapes exibe clássicos em 16mm

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, promove, na noite desta quarta-feira (7) a mostra Cinema à Moda Antiga. A sessão é parte da 1ª Mostra Cultural do Jaboatão dos Guararapes e acontece na Casa da Cultura Nobre de Lacerda, em Jaboatão Centro. Na ocasião, serão exibidos os clássicos “Tarzan”, de 1932, e “O Cangaceiro”, de 1953, todos filmados em 16mm. Os filmes fazem parte do acervo pessoal do cinéfilo Marcos Cinema, que é um dos homenageados do evento. As entradas são gratuitas.

Cinéfilo nostálgico

Motorista aposentado, Marcos Antônio Ferreira da Costa – ou simplesmente Marcos Cinema, como é conhecido – é um homem analógico. Morador de Jaboatão Centro, seu amor pela sétima arte o levou a figurar entre os homenageados da primeira edição da Mostra Cultural do Jaboatão dos Guararapes. Desde os 16 anos de idade, Marcos coleciona projetores de película 16mm, fotografias e cartazes antigos. Atualmente, o cinéfilo tem mais de 40 películas e garante que está sempre revendo as obras de seu acervo pessoal.

Apesar de confessar que já se rendeu aos dotes da modernidade e que encara assistir um filme no Youtube, Marcos não esconde o apego à Era de Ouro de Hollywood: “Tentei assistir ao novo filme do Tarzan e não consegui chegar nem na metade. Johnny Weissmuller é o Tarzan, nenhum outro tem o mesmo porte, a mesma qualidade de atuação. Eu assisto coisas novas, vejo filmes no Youtube, mas nada é mais prazeroso que o barulho de um projetor antigo numa sala de cinema”.

Veja a programação desta quarta-feira (07): 

MOSTRA SESC: NUEVA MIRADA – Wickie e o Tesouro dos Deuses

Hora: 14h30 / Local: Cine Teatro Samuel Campelo 

 

MOSTRA DE CURTAS-METRAGENS 

Hora: 16h30 / Local: Cine Teatro Samuel Campelo 

 

A MADRUGADA

DIR.: RICARDO BONTENSE

JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE

DURAÇÃO 5’

FICÇÃO – LIVRE

 

ENTREMARÉS

DIR.: ANNA ANDRADE

RECIFE – PE

DURAÇÃO: 20’

DOCUMENTÁRIO – LIVRE

 

ATRÁS DE VOCÊ

DIR.: ANDREI F. DA SILVA, MATHEUS DANTAS G

ARACAJU – SE

DURAÇÃO: 7’

FICÇÃO – LIVRE

 

CÉU DE EXPEDITO

DIR.: FERNANDO MARQUES

OLINDA – PE

DURAÇÃO: 20’

FICÇÃO – LIVRE

 

A VALISE FOI TROCADA (SIMIÃO REMAKE)

DIR.: EDUARDO MONTEIRO

RECIFE – PE

DURAÇÃO: 25’

FICÇÃO – 16 ANOS

 

CINEMA À MODA ANTIGA – MARCOS CINEMA 

Hora: 18h30 / Local: Casa da Cultura Nobre de Lacerda

Fotografias, cartazes, películas de 16mm

(Tarzan/King Kong/O Cangaceiro/Outros)