A favor da inclusão, Jaboatão promove Colação de Grau para alunos de cursos do Programa Unir para Incluir

A Prefeitura do Jaboatão segue fomentando a inclusão através do preparo do corpo educacional. Como parte do Programa Unir para Incluir, na noite desta quarta-feira (28), a Secretaria Municipal de Educação promoveu a Colação de Grau dos alunos concluintes dos cursos Mediação Escolar para Professores de Estudantes com o Transtorno do Espectro do Autismo e de Libras Avançado. A cerimônia aconteceu na La Casa Recepções, em Piedade, às 19h.

O curso de Mediação Escolar para Professores de Estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) teve carga horária de 60 horas/aulas, e foi destinado a professores do ensino regular e auxiliares de apoio pedagógicos que trabalham com estudantes com TEA matriculados na rede de ensino do Jaboatão. Esta foi a segunda turma a se formar, com 22 concluintes.

Profissionais de diversas áreas ministraram no curso, como a doutora em Psicologia Cognitiva, Rafaella Asfora, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também a psicopedagoga Fernanda Cristian, fundadora da Casa da Alfabetização.

Já o Curso de Libras foi iniciado há dois anos, ministrado por professores da própria secretaria, no qual os estudantes passaram por quatro módulos, com 75 horas cada e visa quebrar as barreiras comunicacionais de nossos munícipes que têm a Libras como língua materna.

O Curso teve como público-alvo profissionais da Educação, pais de estudantes surdos e pessoas com surdez. Ao longo dos módulos, os alunos tiveram aulas com profissionais surdos, com oito cursistas concluintes.

O prefeito Mano Medeiros parabenizou os concluintes e falou da importância dos cursos. “Cursos como esses são especiais porque vamos cuidar de pessoas com muito carinho. Esse é um projeto da Prefeitura do Jaboatão, mas está aberto a quem queira somar”, salientou.

Secretária municipal da Educação, Ivaneide Dantas também destacou a participação dos professores e o papel que o município vem cumprindo. “Esse evento é a finalização de algo que começou há muito tempo. Jaboatão é referência para muitas cidades porque trabalhamos com amor e cuidado na área da educação inclusiva. Não é à toa que temos o Programa Unir Pra Incluir.