Foto: Chico Bezerra/PJG

Ações do Novembro Azul alertam para cuidados com a saúde do homem no Jaboatão

A Secretaria Municipal de Saúde deu início, nesta segunda-feira (5), na Igreja de São Bento, no Alto da Goiabeira, em Jaboatão Centro, às atividades da campanha Novembro Azul, com ações de orientação e combate ao câncer de próstata. A campanha será realizada durante todo o mês de novembro em unidades de saúde distribuídas por todo o município. A iniciativa tem o objetivo de alertar os homens sobre os malefícios do câncer de próstata, as formas de detecção precoce, tratamento, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade.

Haverá testes rápidos, palestras educativas, atendimento odontológico, aferição de glicemia e pressão arterial. A programação e os agendamentos estão definidos para cada uma das sete regionais do Jaboatão dos Guararapes, a fim de atingir a população masculina do município.

“O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre homens em todo o mundo e o quinto na taxa de mortalidade. Estima-se que 70% dos casos ocorrem nas regiões mais desenvolvidas. Homens em qualquer idade também correm risco, principalmente, se houver casos na família. Por isso, a importância das ações do Novembro Azul, visando alertar sobre os malefícios do câncer de próstata e como se detectar precocemente”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Alberto Lima.

“Estou muito feliz que a Campanha Novembro Azul foi realizada de forma descentralizada. Hoje, pela primeira vez, eu consegui fazer os exames que eu estava precisando e não tinha tempo”, ressaltou Josemar Amaral, 52 anos.

Veja também

Procon Jaboatão promove ação itinerante na semana do Dia Mundial do Consumidor

Para fechar as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15), …