Ações preventivas evitam alagamentos no Jaboatão

O trabalho preventivo que vem sendo realizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, com a limpeza de canais e galerias mostrou, nessa segunda-feira (6) que, em muitos pontos onde normalmente sofrem alagamentos, não houve acúmulo de água, apesar da chuva intensa que caiu no município. Ontem, o prefeito Mano Medeiros foi conferir de perto o resultado dos serviços. Para se ter ideia do volume de chuvas, a média para o mês de fevereiro é de 128 milímetros, no entanto em seis horas do domingo para a segunda-feira foram registrados 176 mm.

No bairro de Santo Aleixo, os moradores tiveram uma madrugada tranqüila, graças à limpeza no Canal Beira Rio. Além da retirada dos entulhos, foi feito o alargamento do canal para aumentar o fluxo das águas. Em outras ocasiões, várias residências foram invadidas pelas águas e os moradores tiveram que ser transferidos para locais mais seguros pela Defesa Civil do município.

“No ano passado, quando teve aquela chuva que alagou tudo, perdi muita coisa. Foi uma tristeza. Mas nessa noite foi diferente. Mesmo com a chuva que caiu, o canal não transbordou e pudemos dormir tranqüilos”, contou o aposentado Marcos Antônio, que reside na rua Cícero Caldas. “A limpeza e o alargamento do canal deu certo e dessa vez não perdi nada”, acrescentou o ambulante Josias Ribeiro de Lima.

Outro ponto do Jaboatão onde os moradores passaram a madrugada da segunda-feira sem sustos foi a Rua Severino Varejão, no bairro de Cavaleiro. A via está recebendo novo sistema de drenagem e, apesar de a obra ainda não estar concluída, o serviço feito até o momento foi suficiente para evitar alagamento. “Há 40 anos que vemos nossas casas serem alagadas quando chove, mas essa obra que está sendo feita pela Prefeitura já foi suficiente para suportar o volume da água que caiu. Foi um verdadeiro teste de fogo. Agora estamos confiantes de que vamos ter mais tranquilidade no inverno”, disse Marcelo Torres.

“Ouvir o relato dos moradores sobre o resultado do trabalho que estamos realizando dá muita satisfação, porque estamos nos empenhando com ações preventivas para evitar tantos transtornos nos períodos de chuva. Diariamente temos equipes limpando canais, galerias e canaletas. A chuva de ontem foi muito forte e tivemos vários pontos sem alagamentos. Ainda há muito o que fazer na cidade, mas exemplos como de Santo Aleixo e Cavaleiro demonstram que a prevenção é fundamental nesse trabalho de proteção da população”, ressaltou o prefeito Mano Medeiros.

GABINETE DE EMERGÊNCIA

Ontem, inclusive, o prefeito reuniu o secretariado e anunciou a instalação do Gabinete de Emergência, que tem o objetivo de cuidar do planejamento dAS ações preventivas. “Estamos no mês de fevereiro, no entanto é preciso cuidar de cada detalhe com antecedência. As secretarias vão trabalhar unidas, definindo suas prioridades, mas com um só objetivo, que é preparar Jaboatão para os momentos de maior dificuldade. Sabemos que não podemos fazer tudo, porém reduzir os transtornos e salvar vidas têm que ser a prioridade”, disse Mano.