Agência alemã aponta Jaboatão como referência em sustentabilidade na América Latina

Mais uma vez, o programa de Coleta Seletiva da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes foi destaque no exterior. Agora, o reconhecimento veio com a publicação do Manual Operacional da Cooperação Trilateral Brasil-Alemanha, que tem como objetivo consolidar práticas de gestão aplicadas aos projetos de cooperação técnica trilateral. Essas iniciativas são realizadas conjuntamente pelos governos do Brasil e da Alemanha em favor de outros países em desenvolvimento.

Publicado no final de abril, em uma parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), o manual reconhece Jaboatão como referência na América Latina em “Boas Práticas na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos”. Em maio de 2019, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes já havia recebido um prêmio internacional por excelência na gestão do serviço público – o programa de coleta seletiva foi eleito como melhor do mundo na categoria “Emprego Digno e Crescimento Econômico” pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Nosso programa continua atraindo a atenção de representantes de diversos países, interessados, principalmente, por sua forte ênfase na inclusão social com geração de trabalho e renda, uma vez que incentiva formação e consolidação de cooperativas de catadores para realização da coleta seletiva e triagem dos materiais recicláveis. A atenção para a assistência social é um dos pilares da nossa gestão, e um reconhecimento como esse, com certeza, nos motiva a continuar trabalhando por um Jaboatão cada vez melhor para todos”, comentou o prefeito Anderson Ferreira.