Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Jaboatão concluem curso de formação técnica

A população do município do Jaboatão dos Guararapes agora conta com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), ainda mais capacitados. Prontos para atender com mais eficiência e eficácia, 500 profissionais comemoraram suas graduações técnicas na tarde da terça-feira (03) e nesta quarta-feira (04), no Cineteatro Samuel Campelo, em Jaboatão Centro.
“O empenho dos nossos agentes, tanto no decorrer, como nas conclusões dos cursos, é motivo de orgulho da nossa gestão. Sabemos que a qualificação desses profissionais dá continuidade à troca e cumplicidade diárias entre nossos agentes e munícipes. Todos ganham, todos estão de parabéns”, enfatizou Zelma Pessôa, secretária de saúde do Jaboatão dos Guararapes, na cerimônia de graduação técnica.
Para o prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros, essa formação técnica tem um significado todo especial. “Nossos agentes já desenvolviam um trabalho de grande importância junto aos munícipes, mas agora, com essa formação técnica, esse trabalho vai mais além na questão de excelência, tornando-se referência para outros municípios. Parabenizo a todos os formandos, não apenas por essa conquista, mas também por essa data, quando se comemora o Dia do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias”, ressaltou o gestor.
O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (CONASEMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para o oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com ênfase no combate às Endemias.