Agricultores do Jaboatão recebem sementes de milho

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou, nesta segunda-feira (20), a entrega de sementes de milho a 800 produtores da agricultura familiar do município e, até o final do mês, todos receberão 1.500 kg de grãos para iniciar o plantio. A colheita renderá cerca de 2.250 toneladas de milho, que serão colhidas no período das festas juninas. A distribuição das sementes faz parte do programa de incentivo à produção rural, coordenado pela Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (Comab).

O prefeito Mano Medeiros participou da entrega, no Engenho Pinanduba, e ressaltou a contribuição da gestão municipal com a segurança alimentar das famílias, além de fomentar a geração de renda de quem vive exclusivamente do cultivo da terra.

“Nesse domingo comemoramos o Dia do Milho e hoje estivemos no Engenho Pinanduba para dar início à distribuição das sementes, que vai contribuir muito para o setor da agricultura familiar. Temos uma preocupação permanente com a zona rural do Jaboatão e esta ação de hoje é mais uma que estamos desenvolvendo. Temos uma parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) na distribuição do milho e também vamos abrir um escritório do IPA no nosso município para garantir apoio técnico aos pequenos e médios agricultores. Temos aqui engajamento, vontade de fazer e união”, disse o prefeito Mano.

Leonardo Francisco de Oliveira, conhecido como Nado, foi o primeiro a receber os grãos das mãos do prefeito e avisou que começa a plantar nesta semana, no assentamento do Engenho Pinanduba. “Todo ano colho quase cinco toneladas de milho. Essa ajuda da Prefeitura chegou na hora certa porque nem todo mundo tem condições de comprar as sementes. Vamos plantar e multiplicar esse milho para vender no São João”, agradeceu o agricultor.

Edvaldo Jerônimo da Silva, o Nino, também contou que a entrega dos grãos vai ajudar muito os agricultores, não só do Engenho São Pedro onde ele mora, como os demais que produzem no Jaboatão. “Essa é a melhor época para plantar o milho porque, quando chegar o meio do ano, teremos uma boa safra, que vai ajudar muito na nossa renda”, salientou.