Alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão participam de aula ao ar livre

Como parte da programação da 361ª edição da Festa da Pitomba, 54 alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão participaram de atividades interdisciplinares na tarde desta terça-feira (3), no Parque Histórico dos Guararapes. Em uma estrutura montada no polo cultural da tradicional festividade, as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semag), Educação e Desenvolvimento Social e Cidadania desenvolveram, em ação conjunta, brincadeiras de cunho educacional para os estudantes.

Maria José, artesã do município e ex-catadora, ministrou, junto a uma equipe da coleta seletiva do Jaboatão dos Guararapes, uma minioficina de reutilização de recicláveis para as crianças. “Eles ficam eufóricos aprendendo coisas novas, até porque é um ambiente diferente, eles estão colocando a mão na massa e produzindo. A gente aproveita esse momento para ensinar sobre a importância da coleta seletiva, explicar que existem famílias que dependem desse material e que para ajudar só é necessário ter atitude”, pontuou.

Equipes da secretaria de Meio Ambiente também aproveitaram materiais recicláveis como objetos didáticos em brincadeiras como jogos de tabuleiro. A chefe do Núcleo de Educação Ambiental da Semag, Danielle Santana, explicou que todos as atividades foram produzidas a partir de materiais como caixas de leite e garrafas. “Um brinquedo artesanal não é menos interessante do que um comprado em uma loja. Brincar é um ato que envolve criatividade, e é preciso incentivar as crianças para que elas desenvolvam esse lado lúdico. Produzindo brinquedos a partir de materiais que virariam lixo, não estamos apenas desenvolvendo essa criatividade, estamos ensinando a eles que o descarte desses objetos é responsabilidade de cada indivíduo. Afinal, essa rede afeta o nosso próprio bem-estar e o do nosso município”.

Nielle Vasconcelos, aluna da Escola Municipal Claudio Agrício, adorou a aula ao livre: “Aprendi que o que é lixo pra mim pode ser uma fonte de renda pra outra pessoa, e que dá pra fazer brinquedos legais sem gastar muito, usando materiais recicláveis”. As atividades com os alunos da rede municipal continuam nesta quinta (5) e sexta-feira (6), das 14h às 16h.