Alunos do Jaboatão aprendem sobre saneamento básico e práticas sustentáveis com auxílio de realidade virtual

Duzentos alunos dos anos iniciais da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes participam, nesta terça-feira (12), de uma atividade extraclasse criada com o objetivo de expandir conhecimentos acerca de temas como saneamento básico e a importância da prática de atitudes sustentáveis no dia a dia. Um ônibus adesivado e adaptado especialmente para a experiência foi instalado no estacionamento do Shopping Guararapes, no bairro de Piedade. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a BRK Ambiental.

O passeio pela “nave” teve início ainda do lado de fora da atração, quando os alunos foram recebidos pela tripulação. Em uma tela externa, um ator encenou um jogo de “verdadeiro ou falso”, em um diálogo com o público sobre a importância das ações sustentáveis. A conversa trouxe ainda dados sobre o saneamento no Brasil e na Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de nivelar os conhecimentos a respeito do tema e facilitar a conexão dos visitantes com a temática.

Acomodados em poltronas instaladas no interior da nave, os estudantes, com óculos de realidade virtual, puderam percorrer um rio, onde se depararam com uma série de situações que estimulam reflexões sobre a geração de água; o abastecimento das cidades; a destinação ideal do esgoto; a importância da reciclagem e da preservação ambiental; os perigos do acúmulo de água parada e do descarte incorreto de resíduos; além de provocações para estimular a adoção de atitudes de consumo consciente.