loader image
0%

Alunos do Jaboatão recebem orientação da Defesa Civil sobre prevenção em áreas de risco

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), a Secretaria Executiva de Serviços Urbanos e Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desenvolveu, na Escola Municipal Marechal Costa e Silva, em Prazeres, a oficina “Pluviômetro Comunitário”, produzida com garrafas plásticas recicláveis com a participação de alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação tem como objetivo construir uma concepção de prevenção de riscos de desastres e preservação do meio ambiente por meio de atividades lúdicas.

O secretário-executivo de Serviços Urbanos e Defesa Civil, Carlos Alberto, destacou a importância do evento na formação dos alunos. “Hoje, os estudantes aprenderam e confeccionaram um pluviômetro em garrafa reciclável, equipamento que mede a quantidade, em milímetros, de chuva durante um determinado tempo e local. Essa ação é importante para estimular nos jovens a percepção do risco e evitar possíveis desastres. A Defesa Civil realiza oficinas nas escolas de forma permanente por acreditar que as crianças irão replicar a informação junto aos familiares e vizinhos, com o intuito de prevenir riscos e possíveis danos à natureza”, afirmou.

“Aprendi bastante com a oficina realizada aqui na escola, principalmente sobre como monitorar a intensidade da chuva. Vou levar o pluviômetro para casa e explicar a minha família como funciona. Como moro em área de risco, se perceber que está chovendo muito, faço o alerta para a gente ir para casa de algum parente “, destacou Matheus Martins, aluno do 5º ano da Escola Municipal Marechal Costa e Silva.

Conforme dados técnicos, uma chuva de 1mm por minuto é equivalente a 1l de água por minuto em uma área de 1m². Se chover até 25mm por hora, é considerada de fraca a moderada, enquanto de 25,1 a 50mm, forte. A partir de 50mm, é identificada como muito forte, podendo ser emitido sinal de alerta.

Close Panel
X
Skip to content