0%

Alunos do Jaboatão recebem orientação da Defesa Civil sobre prevenção em áreas de risco

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), a Secretaria Executiva de Serviços Urbanos e Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desenvolveu, na Escola Municipal Marechal Costa e Silva, em Prazeres, a oficina “Pluviômetro Comunitário”, produzida com garrafas plásticas recicláveis com a participação de alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação tem como objetivo construir uma concepção de prevenção de riscos de desastres e preservação do meio ambiente por meio de atividades lúdicas.

O secretário-executivo de Serviços Urbanos e Defesa Civil, Carlos Alberto, destacou a importância do evento na formação dos alunos. “Hoje, os estudantes aprenderam e confeccionaram um pluviômetro em garrafa reciclável, equipamento que mede a quantidade, em milímetros, de chuva durante um determinado tempo e local. Essa ação é importante para estimular nos jovens a percepção do risco e evitar possíveis desastres. A Defesa Civil realiza oficinas nas escolas de forma permanente por acreditar que as crianças irão replicar a informação junto aos familiares e vizinhos, com o intuito de prevenir riscos e possíveis danos à natureza”, afirmou.

“Aprendi bastante com a oficina realizada aqui na escola, principalmente sobre como monitorar a intensidade da chuva. Vou levar o pluviômetro para casa e explicar a minha família como funciona. Como moro em área de risco, se perceber que está chovendo muito, faço o alerta para a gente ir para casa de algum parente “, destacou Matheus Martins, aluno do 5º ano da Escola Municipal Marechal Costa e Silva.

Conforme dados técnicos, uma chuva de 1mm por minuto é equivalente a 1l de água por minuto em uma área de 1m². Se chover até 25mm por hora, é considerada de fraca a moderada, enquanto de 25,1 a 50mm, forte. A partir de 50mm, é identificada como muito forte, podendo ser emitido sinal de alerta.

Close Panel