Anderson Ferreira assume cargos na Frente Nacional de Prefeitos

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) elegeu, ontem (26), em Brasília, durante a 71ª Reunião Geral, a nova diretoria do grupo. Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP), foi conduzido à presidência da frente, e Anderson Ferreira, prefeito do Jaboatão dos Guararapes, foi escolhido para ocupar o cargo de vice-presidente da FNP em Pernambuco e, ainda, a vice-presidência nacional do G100, grupo que reúne os 100 municípios mais populosos do Brasil e que apresentam baixa renda per capita e alta vulnerabilidade econômica.

Líder do grupo que representa municípios de todos os estados brasileiros, Anderson Ferreira vai ter papel de grande relevância na cobrança por um tratamento especial por parte do Governo Federal, principalmente nas áreas da saúde, educação e segurança pública. “O G100 é formado por cidades importantes e de grande densidade populacional, mas que enfrentam muitos problemas em áreas como segurança, saúde, educação, saneamento básico, transporte, iluminação pública, entre tantos outros. O Governo Federal precisa ter um olhar especial para esses setores e é justamente isso que vou cobrar. Eu já venho fazendo isso em nome de Jaboatão, mas agora quero aproveitar as boas relações que construí em Brasília para ajudar a mudar o cenário nos demais municípios do Brasil”, disse Anderson.

Um dos principais pleitos dos prefeitos está a melhor distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – os gestores municipais consideram injusto o critério atual, baseado no índice populacional. “É preciso reavaliar a distribuição dos recursos, observando as reais necessidades dos municípios. O que há hoje é um verdadeiro desequilíbrio na partilha das verbas federais. Criam-se programas sociais dos mais variados tipos, mas a maior parte dos custos fica mesmo é com as prefeituras. Vou levantar essa bandeira como vice-presidente da FNP em Pernambuco e do G100. Os prefeitos confiaram em mim para estes dois cargos e meu compromisso é garantir os direitos dos municípios”, assegurou Anderson Ferreira.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, compõe a executiva da FNP, como vice-presidente de Mudanças Climáticas. Outros prefeitos pernambucanos foram eleitos vice-presidentes temáticos: Professor Lupércio (Olinda), com Cidades Históricas; Lula Cabral (Cabo), de Cidades Litorâneas; Raquel Lyra (Caruaru), de Crianças e Adolescentes; Luciano Duque (Serra Talhada), com a de Educação Ambiental; e Mário Ricardo (Igarassu), na vice do G100 para Assuntos Institucionais.