Nesta segunda-feira (23), a ação judicial envolvendo o Conjunto Muribeca chegou ao fim. A audiência foi presidida pela juíza Nilceia Maggi e marcou o encerramento da batalha nos tribunais, que se iniciou em 2005 e envolveu mais de 2000 mutuários. Esse momento corresponde à segunda etapa de um acordo firmado em 2020, entre proprietários, Caixa Econômica Federal e a Prefeitura do Jaboatão. Dessa forma, em 28 de fevereiro, será o lançamento da pedra fundamental para a construção, pela gestão municipal, de um parque social com equipamentos públicos, no terreno do antigo conjunto.
O terreno tem uma área de 18 hectares, três vezes maior do que o Parque da Cidade. O projeto, conhecido como Master Plan, visa integrar ainda mais o município e utilizar o espaço para prestar serviços aos jaboatonenses.
De acordo com o prefeito Mano Medeiros, o diálogo com os mutuários será fundamental para a realização da obra. “A conversa entre a gestão e a população é imprescindível. Vamos ouvir os moradores de Muribeca para juntos construirmos um espaço que possa atender às demandas do bairro e dar um novo significado ao local”, afirmou.
Marcelo Trindade, Diretor Executivo e Co-fundador da ONG Somos todos Muribeca “As expectativas são as melhores possíveis. Estamos muito satisfeitos. Sabemos que um parque vai trazer benefícios não só para os moradores mas também para aqueles que já viveram lá, além de fomentar diversas áreas”, afirmou.
Conjunto Muribeca
O Conjunto Muribeca foi construído pelo antigo Banco Nacional da Habitação e entregue em 1982. Era constituído por 70 prédios, com mais de 2.200 apartamentos. Após diversas interdições, o local teve a demolição concluída em junho de 2020. A prefeitura então, realizou cadastros com os moradores que haviam construído puxadinhos no local. Esses proprietários foram contemplados com apartamentos no Habitacional Fazenda Suassuna, através do programa Minha Casa, Minha Vida.
Em março de 2020 foi firmado, após audiência, um acordo indenizatório entre a Caixa Econômica Federal e os antigos moradores. No fim de julho daquele ano, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes montou um ponto de atendimento, no bairro da Muribeca, para cadastrar aqueles que tinham direito a receber indenizações da Caixa Econômica Federal. Com isso, todos puderam ter novos lares e planos.