Artistas e população elogiam São João tradicional em Jaboatão

O São João realizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes recebeu elogios dos artistas que se apresentaram no polo montado na praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, e no Festival de Quadrilhas, realizado no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres. O resgate dos festejos tradicionais foi a marca dos dois eventos. “Quando pensamos no slogan ‘São João em Jaboatão: Alegria e tradição’, foi justamente pensando em oferecer à população uma verdadeira festa junina”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Alceu Valença, que se apresentou na noite de abertura em Jaboatão Centro, na sexta-feira (23), destacou a importância de se investir na cultura popular. “No São João tem que priorizar o forró, o xote, o xaxado, o baião, ou seja, toda a família do forró. Por isso, foi um prazer estar em Jaboatão”, disse o cantor.

A forrozeira Nádia Maia, que cantou no domingo (25), lembrou que há muitos anos não se apresentava em Jaboatão, durante o São João, justamente pela falta de uma programação nessa época. “Quero agradecer por ter sido convidada para participar dessa festa porque Jaboatão faz parte da minha vida. Esse resgate do São João tradicional é muito importante para a nossa cultura”, destacou.

Último a se apresentar no palco da praça Nossa Senhora do Rosário, Assisão também não poupou elogios. “Esse é o São João autêntico. O Brasil tem a obrigação de cuidar da nossa cultura, por isso a Prefeitura de Jaboatão está de parabéns por realizar uma festa como essa”, disse o forrozeiro.

A vendedora Maria Elizabeth disse que foi à Praça do Rosário nos três dias de shows. “Há mais de dez anos que a gente não tinha São João aqui em Jaboatão Centro. Foi muito bom ter esse polo aqui para animar o pessoal. E só com forró do bom”, elogiou. O motorista Jailson da Silva também lembrou que Jaboatão Centro foi esquecido nos últimos anos no período junino. “Antes a gente tinha que ir pra outras cidades, agora o forró é aqui”, disse.

Além de Alceu Valença, Nádia Maia e Assisão, o São João em Jaboatão Centro foi animado por Ed Carlos, Simão, Gel e seus Manos, André Lins, Roberto Cruz, Andrezza Formiga, André Manzany, Forró do Pistolão, a dupla Felipe e Gabriel e Benil.

QUADRILHAS

No Centro Cultural Miguel Arraes, o Festival de Quadrilhas de Jaboatão também atraiu muita gente, desde o dia 20, quando iniciaram as eliminatórias. Na final, realizada no sábado (24), o espaço ficou lotado e a grande campeã foi a Quadrilha Lumiar.

O prefeito Anderson Ferreira acompanhou a disputa final e destacou as parcerias que a prefeitura fez. “Tivemos um apoio importante do Ministério da Cultura e da Fundarpe para trazer tantos artistas de Jaboatão e do nosso estado. Nosso objetivo de valorizar a cultura local foi alcançado”, salientou.