Aula inaugural do Jaboatão Prepara 2019 reúne cerca de dois mil estudantes

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, neste sábado (30), na Escola Técnica Estadual Maximiano Accioly Campos, no bairro do Engenho Velho, o lançamento da edição de 2019 do Jaboatão Prepara, curso criado para auxiliar o ingresso de estudantes da rede pública em escolas técnicas estaduais e institutos federais de educação, além de contribuir para melhoria dos índices do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) e Prova Brasil. A abertura do evento reuniu mais de duas mil pessoas, entre gestores, professores e alunos.

As aulas do Jaboatão Prepara ocorrem ao longo do ano, sempre aos sábados, no horário das 8h às 12h, em seis polos. Equipes de professores mediadores qualificados orientam os estudantes principalmente nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, revisando assuntos recorrentes e questões abordadas em provas realizadas nos últimos nove anos pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), aprofundando conteúdos listados em cada item dos testes.

Os participantes do programa são selecionados a partir de um levantamento dos resultados obtidos no primeiro simulado aplicado na rede municipal, que, entre outros aspectos, objetiva detectar o momento oportuno para redirecionar ações e identificar as principais dificuldades dos alunos, estabelecendo, assim, metas para que os índices de aprendizagem possam ser devidamente atingidos.

“Esse é um programa de grande importância para nossa gestão por dar oportunidade a mais de dois mil estudantes de fazer um curso preparatório com objetivo de conseguir vagas em escolas técnicas estaduais e institutos federais, entre outros. Além disso, é um programa que contribui para nossos indicadores educacionais, como o Idebe e o Idepe, fortalecendo nossa base. O programa, hoje, é um sucesso, e prova disso foi que, no último ano, conseguimos alcançar a marca de 88% de aprovados entre os inscritos, um índice positivíssimo!”, comemorou o prefeito Anderson Ferreira.

Já para a estudante Cledja Rithielly, a iniciativa cria um novo caminho para ajudar na estrada rumo ao sucesso profissional. “O Jaboatão Prepara é uma chance a mais para passarmos nas escolas técnicas. A gente tem as aulas normais, mas com o programa, a gente fica mais preparado pra fazer o concurso. É um incentivo a mais para todos os alunos”, contou.