Baile Municipal do Jaboatão abre o Carnaval 2023 em clima de muita alegria, no Clube Ferroviário

O Carnaval do Jaboatão dos Guararapes foi aberto, oficialmente, pelo prefeito Mano Medeiros, durante o Baile Municipal, na noite deste sábado, no Clube Ferroviário, ao som dos Clarins de Momo de Pernambuco. O local foi invadido por diversos heróis e heroínas, vilões e vilãs, Colombinas e Pierrôs, faraós, passistas, piratas, marinheiros, anjos e demônios, índios, caboclinhos, maracatus, além de muito brilho e muita alegria.

“Estou imensamente feliz com esse momento de resgate de nossa cultura. Após 12 anos sem essa festa, voltamos em grande estilo e a participação e satisfação da população mostra o quanto ela precisava disso”, afirmou Mano Medeiros. A primeira-dama, que coordenou a organização do evento junto à equipe de cultura, complementou: “Além de trazer diversão para as pessoas, o baile também é solidário, a renda será revertida para instituição beneficente e agradeço o apoio da Paróquia de Santo Amaro nessa missão”.

A festa começou ainda na rua, com um cortejo do Bloco Lírico Flabelo do Amor, Maracatu Aurora Africana, Rebeldes do Samba e Boi Sorriso. O cortejo entrou no Clube Ferroviário, dando início às apresentações. A cantora Lua (destaque do The Voice) balançou o público com músicas como Alô Paixão, Leão do Norte e A Praieira, encerrando com uma grande ciranda. A classe artística marcou forte presença no evento.

A atriz Nelma Barros comandou o cerimonial e chamou ao palco os homenageados do baile: a Tribo Caboclo Candidé e a Tupinambá de Cavaleiro, além da artista circense Índia Morena, patrimônio vivo de Pernambuco, que falou pelos homenageados. “Só queria agradecer e falar que foi preciso coragem do prefeito chegar e dizer: Jaboatão vai ter Carnaval. Estou muito feliz”, comemorou.

Allan Carlos veio em seguida, com uma entrada cenográfica, desfilando pelo salão fantasiado de La Ursa e botou os foliões para frevar incansavelmente, ao som metálico da sua guitarra, sempre interagindo muito com o público. Com apoio do Sesc, o Maestro Forró – que participou do último Baile Municipal, em 2011 – chegou com a Orquestra Bomba do Hemetério e não deixou ninguém sentado, indo do frevo ao forró, e trazendo Allan Carlos de volta.

Encerrando a festa, a Orquestra 90 Graus subiu ao palco, tocando os tradicionais frevos carnavalescos até os foliões se esbaldarem. E Os Clarins de Momo de Pernambuco (composto por músicos do Jaboatão) ecoaram o alvorecer carnavalesco, lembrando ao público que era hora de ir para casa, mas o Carnaval estava só começando.

A professora Ana Paula Oliveira estava devidamente fantasiada de pirata junto com o marido, Cláudio Arruda, e curtiu muito o baile. “A gente estava sentindo falta disso. Jaboatão é lugar de tradição e precisa de sua cultura. Viemos de Candeias prestigiar e estamos muito felizes. O baile está muito organizado. A decoração está linda. Estamos nos sentindo bem. A prefeitura está de parabéns”, declarou Ana Paula.

A decoração do baile foi assinada pelo artista plástico, diretor, cenógrafo e decorador Bilé Ares, que contou com a colaboração de grupo de artistas cênicos, além de voluntários para confeccionar e montar todos os adereços. Entre eles, estandartes pintados pela artista plástica e conselheira cultural do Jaboatão, Maraçane França, representando as sete regionais do município e remetendo ao tema do baile: Yapoatan e os Primeiros Brincantes do Brasil.

CARNAVAL

A programação de rua do Carnaval de 2023 terá início no Sábado de Zé Pereira, dia 18, com encontro de blocos na orla de Piedade, das 16h às 20h e o Polinho infantil Brincantes (Parque da Cidade), das 16h às 22h. Do domingo a terça-feira, os foliões também contarão com o Polo Candidé (Cavaleiro); Yapoatan (Jaboatão Centro); e os polos itinerantes Preacas (Curados) e Índia Morena (Muribeca dos Guararapes/Marcos Freire), sempre das 16h, às 22h.