Caminhada, apresentações culturais e acolhimento marcaram o encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência no Jaboatão

“A deficiência não me faz menos capaz”. Essa foi uma das mensagens mais simbólicas e marcantes da 1a Caminhada de Conscientização a respeito dos direitos da Pessoa com Deficiência no Jaboatão, que encerrou as atividades da Semana Municipal voltada para esse público, nesta quinta-feira (31). Amor, respeito e inclusão entoaram as vozes durante todo o percurso.
A concentração da caminhada foi na praça Dantas Barreto, conhecida como praça do Coreto, reunindo várias pessoas com deficiência, estudantes da rede de ensino, familiares e gestores. Os participantes seguiram em direção até a Casa da Cultura, na praça Nossa Senhora do Rosário,
onde assistiram apresentações culturais do grupo de maracatu Batuque Apabb e do trio de forró pé-de-serra Heróis do Forró, ambos compostos por pessoas com deficiência. Teve ainda de aula de zumba, recreação infantil e distribuição pipoca e algodão doce.
A gastrônoma Maria dos Prazeres Oliveira, que participou do evento junto com seu filho Peterson, de 12 anos, usuário de cadeira de rodas, disse que iniciativas como esta ajudam a conscientizar a população sobre os direitos das pessoas com deficiência. “Esse é um momento importante para unir as pessoas. Porém, sabemos que ainda existe a falta de respeito e o preconceito com pessoas que têm deficiência. No entanto, somos todos iguais e merecemos respeito”, disse Maria.
O prefeito Mano Medeiros destacou a importância de promover ações e eventos que estimulem o empoderamento e o talento das pessoas com deficiência no município. “A gestão municipal tem o compromisso de promover a inclusão e o protagonismo dessas pessoas tão especiais, por meio de políticas públicas. Vale ressaltar que desde o dia 25, o município vem realizando atividades em alusão à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Juntos podemos construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, falou o gestor.