Campanha do Maio Amarelo alerta contra acidentes de moto no Jaboatão

A Secretaria Executiva de Mobilidade e Ordem Pública do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta sexta-feira (3), à campanha do Maio Amarelo, com ações educativas e fiscalização nas ruas do município. Este ano, a ação foca na prevenção de acidentes de moto, para que motociclistas e motoristas possam conviver pacificamente no trânsito diário. A primeira blitz educativa dos agentes de trânsito aconteceu no cruzamento entre as avenidas Ayrton Senna e Barreto de Menezes, duas das mais importantes vias do bairro de Piedade.

Além das blitzes, serão realizadas palestras e panfletagens em escolas da rede municipal, para que crianças e jovens comecem a ter, desde cedo, a consciência dos cuidados no trânsito e até mesmo para alertar os pais sobre a importância de dirigir com mais atenção. Os bares também serão alvo da campanha, com a distribuição de panfletos entre clientes, destacando os riscos de dirigir sob efeito do álcool.

Outra ação está marcada para os dias 11 e 12 de maio, no estacionamento do Shopping Guararapes, para orientar consumidores a respeitar as vagas destinadas às pessoas com deficiência, idosos e gestantes.

“Anualmente é feita essa campanha no mês de maio, em todo o País, com o objetivo de preservar vidas. Neste ano, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) definiu como tema a prevenção dos acidentes com motocicletas. A maioria das ocorrências no trânsito envolve motos e geralmente as consequências são graves. Somente no primeiro trimestre deste ano, no Jaboatão, foram registrados 86 acidentes com esse tipo de veículo. Os órgãos fiscalizadores atuam diariamente para evitar, mas os motoristas e motociclistas precisam estar conscientes dos cuidados que devem ter ”, ressaltou o secretário-executivo Eden Vespaziano.