Foto: Chico Bezerra/PJG

Catadores de recicláveis do Jaboatão ganham biblioteca

Catadores de materiais recicláveis do bairro de Prazeres, no Jaboatão dos Guararapes, ganharam uma biblioteca comunitária, equipada com 1.200 livros voltados para crianças e adultos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, com a Rede Educare, que atua na criação e captação de recursos para projetos sociais e culturais e patrocínio da Ball – líder global na fabricação de embalagens de alumínio para bebidas. O lançamento do espaço aconteceu na tarde da última terça-feira (18) e contou com a presença de catadores locais, representantes da iniciativa particular e da secretária municipal de Assistência Social, Mariana Inojosa.

A biblioteca é a segunda de Pernambuco a ser implantada, visando criar um espaço de leitura e educação para os cooperados, mas também atenderá alunos da rede municipal pública de ensino, além das comunidades dos bairros adjacentes. A secretária Mariana Inojosa destacou a importância do projeto. “Sabemos o valor que os catadores têm para o município e para o meio ambiente, por isso abraçamos essa iniciativa com muito prazer. Nossa gestão investe cada vez mais na capacitação desses profissionais e de seus familiares, porque com educação podemos ter um país mais desenvolvido e consciente”, afirmou.

De acordo com Kátia Rocha, coordenadora da Rede Educare, o acervo do espaço conta com edições em braile e audiobooks para crianças portadoras de deficiência visual. “Esse é um espaço de desenvolvimento do hábito da leitura. Há pesquisas que apontam que 44% da população do Brasil nunca leu um livro, então queremos que essas pessoas se familiarizem e incluam a leitura no seu cotidiano”, pontuou.

Veja também

Prefeitura do Jaboatão promove ciclo de palestras alusivas ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial

A Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoveu, na manhã …