A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) é a empresa com o maior número de reclamações registradas ao longo dos cinco primeiros meses deste ano junto ao Procon do Jaboatão dos Guararapes. Entre as principais demandas contra a concessionária, estão a recusa injustificada na prestação de serviços; dúvidas sobre valores, reajustes, contratos e orçamentos; cobrança indevida e/ou abusiva e reajuste de preços acima do permitido. De acordo com o órgão de fiscalização, parte dessas reclamações estão, inclusive, presentes no processo administrativo (em fase de julgamento) que o Procon abriu contra a Celpe, motivado pelo alto número de queixas registradas.
Entre os principais relatos feitos por consumidores estão a troca dos medidores de energia sem a presença do morador e ausência de notificação para acompanhar a perícia a ser feita no registro; cobrança de recuperação de receita (diferença de faturamento) sem qualquer fundamentação ou possibilidade de contestação por parte do contribuinte e aplicação de multa retroativa em período superior a seis meses (mesmo nos casos em que é impossível a identificação do período de duração da suposta irregularidade).
Confira abaixo a lista das dez empresas com maior número de reclamações registradas no último mês de maio no Procon do Jaboatão dos Guararapes:
01 – Celpe
02 – Oi
03 – Compesa
04 – Itaú
05 – Motorola
06 – Claro
07 – RN Comércio Varejista (Ricardo Eletro/Eletro Shopping/Insinuante)
08 – Tim
09 – Lenovo Tecnologia
10 – Assistência Técnica Connect Santa Maria